16 FEV 2018
Estado de São Paulo teve aumento de 340% nos casos de dengue e Pederneiras segue sem casos positivos em 2018

O Ministério da Saúde divulgou na última semana um boletim sobre os casos de dengue em todo o país no início deste ano. De 31 de dezembro de 2017 a 20 de janeiro deste ano, foram computados 9.399 casos prováveis. Destes, 4.066 (43.3% do total) foram reportados na região Sudeste. Segundo o boletim, o estado de São Paulo lidera com 2.300 casos de dengue neste início de ano, um aumento de 340% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 674 casos.

Ao mesmo tempo em que os casos aumentam em todo o Estado, Pederneiras diverge deste cenário e vai na contramão. De acordo com informações do Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, não houve registro de casos positivos de dengue em Pederneiras neste início de ano. Em 2017, também não houve casos de dengue na cidade, apenas suspeitas que deram negativo após exames laboratoriais.

“Isso é fruto de um trabalho sério, feito mês a mês, e corpo a corpo pelos nossos agentes de saúde. Toda a população e os nossos funcionários estão de parabéns pelo esforço. Estamos focados em manter a dengue longe do município”, diz o prefeito de Pederneiras, Vicente Minguili.

O trabalho, segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Edilene Seixas, é feito diariamente em toda a cidade com ações de prevenção, orientação e combate a focos. “Temos várias equipes trabalhando nas escolas com palestras e orientação junto aos alunos, através dos professores. Temos equipes visitando diariamente os domicílios, procurando focos e alertando o morador da necessidade de cuidar do quintal para evitar a proliferação do mosquito. Além disso, temos equipes que visitam empresas e fazem o trabalho de combate em regiões onde há suspeita de haver foco do mosquito”, explica.

Ao todo, são realizadas 6 mil visitas domiciliares para combate e orientação sobre a dengue mensalmente no município.

A coordenadora, no entanto, ressalta que a grande dificuldade no combate à dengue é conseguir o apoio popular. “A população é a grande solução para continuarmos sem dengue em Pederneiras. Cada morador precisa limpar o seu quintal, ajudar a cuidar do seu bairro e denunciar casos de lixo ou água parada, pois o mosquito na casa do vizinho pode prejudicar o bairro todo”, lembra. “Outro fator importante é a população permitir que os nossos agentes visitadores entrem na residência para fazer a vistoria. Muita gente não permite e acaba contribuindo para a propagação de focos da dengue”, finaliza. Vale ressaltar que os agentes sanitários da prefeitura de pederneiras estão devidamente identificados.