18 JUL 2017
Prefeitura de Pederneiras negocia abertura de passagem na avenida Tiradentes

O caso é uma reivindicação antiga da população, que vem se arrastando desde 1988 e esbarra em entraves burocráticos

A Prefeitura Municipal de Pederneiras está em negociação com a concessionária Rumo Logística S.A. para que seja reativada a passagem de nível da avenida Tiradentes e Nossa Senhora Aparecida, proporcionando que os bairros localizados acima da linha do trem tenham uma segunda opção de passagem.

As negociações começaram em fevereiro deste ano e prosseguem até hoje por conta de normas e entraves burocráticos, pois o poder executivo não tem autonomia para realizar a ação sem a permissão legal.

Apesar disso, a concessionária precisa fazer a manutenção de rotina no pontilhão da avenida do Trabalhador, que é a única via de acesso do bairro, e solicitou apoio logístico da prefeitura para que o trabalho seja feito. Diante desta situação, o prefeito Vicente Minguili liberou toda a equipe do Trânsito e da Defesa Civil, além dos materiais de sinalização desde que a concessionária aceite abrir a passagem de nível da avenida Tiradentes.

Dessa forma, enquanto o pontilhão estiver em manutenção, o fluxo de pessoas e veículos seria feito pela avenida Tiradentes e em apenas uma faixa de rolamento da avenida do Trabalhador. A prefeitura aguardo o posicionamento da concessionária para que a situação seja resolvida.

Estudo – Para justificar a abertura dessa passagem, que é tão aguardada pelos moradores que residem nos bairros acima da linha férrea, o prefeito Vicente solicitou à Defesa Civil um estudo de fluxo para levantar a quantidade de pedestres, ciclistas e veículos que transitam pelo local, além do levantamento do fluxo de trem na ferrovia. Esses dados servirão de embasamento para reforçar as negociações para abertura permanente da avenida Tiradentes.

O estudo de fluxo começa amanhã, dia 19, e prossegue até o dia 29, ininterruptamente, das 07h às 19h.

“Estamos trabalhando muito, inclusive com a ajuda dos nossos vereadores, para conseguir essa abertura, e faremos o que for necessário para isso”, finalizou o prefeito.