13 ABR 2017
Recolher restos de entulhos e podas de árvores em calçadas é dever do cidadão

Segundo a lei municipal 2.173/2000, o cidadão tem que destinar tais resíduos ao Aterro por meio de caçamba, contêiner ou ainda veículo particular

Colocar entulhos, restos de construção civil, poda de árvore, detritos provenientes da limpeza de terrenos ou qualquer outro material em calçadas, ruas ou avenidas do município é proibido pela Lei Municipal 2.173, de 14 de junho de 2000, que trata do Código de Postura do Município. A não obediência gera notificação e multa de até R$ 628,00.
Todo o material deve ser enviado pelo proprietário do imóvel até o Aterro de Resíduos Inertes, localizado nas proximidades da CEAGESP, no Jardim Alice. Para o transporte, o cidadão poderá contratar o serviço de caçamba ou contêiner ou ainda fazê-lo em veículo particular.
“Deixar a retirada desses materiais em ruas e calçadas a cargo da Prefeitura, além de contrariar a lei municipal, gera uma despesa enorme para o município, pois esses recursos deixam de ser investidos em setores prioritários”, afirma o responsável pelo Meio Ambiente da Prefeitura, Paulo Sérgio Lucas.
Por isso a colaboração da população é essencial para manter a cidade limpa e livre de doenças decorrentes do acúmulo de lixo e entulhos. De acordo com a lei 2.173, quem não cumprir a legislação será notificado e multado em valores que vão de R$ 157,00 a R$ 628,00.
“Pedimos a colaboração de toda a população. Tenho certeza que todos querem uma cidade mais limpa para viver. Precisamos que cada um faça a sua parte, limpando seu imóvel e destinando os resíduos para o local certo e da maneira adequada. Além de manter a cidade limpa, evita a proliferação de animais peçonhentos e criadouros de insetos”, finaliza Lucas.
Serviços
O cidadão pode levar seus resíduos no Aterro de Resíduos Inertes, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h e de sábado, das 7h às 11h. Aos domingos e feriados o aterro não funciona. Quem tiver dúvidas ou quiser denunciar anonimamente sobre depósito errado de lixo basta entrar em contato pelo telefone (14) 3283-1299.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024