02 FEV 2018
Programa Criança Feliz atinge meta do Governo Federal e atende 155 crianças em Pederneiras

O Programa Criança Feliz está sendo desenvolvido em Pederneiras desde 2017 e já atingiu as metas estipuladas pelo Governo Federal. O programa integra ações nas áreas de educação, saúde, justiça e cultura, para promover o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 3 anos e é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), sob a chancela da primeira-dama do país, Marcela Temer. Em Pederneiras, o programa é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, sob a coordenação do Assistente Social David Gustavo Pompei e Supervisão da Assistente Social Lara Paula Vieira.

Participam do programa crianças de 0 a 3 anos, crianças de 0 a 6 anos com algum tipo de deficiência ou gestantes cujas famílias estão cadastradas no Bolsa Família. Atualmente, 155 crianças estão cadastradas e sendo acompanhadas pelo programa em Pederneiras. A meta estipulada pelo Governo Federal para o município era de 150. Segundo critérios do governo Federal, o Programa Criança Feliz contempla apenas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Os atendimentos, segundo o Assistente Social Gustavo Pompei, são realizados semanalmente. “Todas as semanas a nossa equipe pedagógica, sob a supervisão da Assistente Social Lara, visita todas as 155 famílias, buscando inserir a atenção e o apoio sistemático às famílias, garantindo o fortalecimento dos vínculos entre a criança e o seu cuidador e estimulando o desenvolvimento infantil da criança”, explica.

Ao mês, são realizadas cerca de 600 visitas domiciliares. Toda a infraestrutura para a realização do programa, bem como os profissionais, são cedidos pela Prefeitura.