25 AGO 2017
Secretaria de Meio Ambiente implanta áreas de microclima urbano

Ontem, 24, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente deu início à implantação de uma Área de Microclima Urbano no Jardim Modelo, em Pederneiras, em uma área verde pública que não vinha sendo utilizada. O projeto consiste na implantação de áreas de microclima urbano em diversas regiões do município, através do plantio de árvores nativas e frutíferas, permitindo com isso que a cobertura vegetal do centro urbano aumente, proporcionando melhoria no clima e no ar, além de atrair pássaros silvestres.

“Será uma área destinada ao plantio de árvores nativas, principalmente de frutíferas silvestres que, além de proporcionar sombra e conforto às pessoas que utilizarão o espaço para piquenique com a família e amigos, também servirá para amenizar o clima nos dias quentes e como fonte de atração de pássaros que virão se alimentar das frutas silvestres como pitangas, inga, carambola, amoras, carabura, goiabinhas”, explica o secretário municipal de meio ambiente, Paulo Sérgio Lucas.

O projeto também prevê o plantio de espécies como Ipê e Pau-brasil, por exemplo. Uma das metas é que haja o mínimo de impermeabilização do solo e que a calçada seja ecológica.

Segundo a secretário, o projeto-piloto está sendo desenvolvido no Jardim Modelo em área pública que estava sem utilização e a Prefeitura já está identificando áreas públicas em outras regiões da cidade para implantar mais áreas de microclima urbano. “Essas áreas de microclima são importantes, elas aumentam a capacidade do solo de reter água, diminuindo os riscos de enchente nas redondezas. Elas aumentam a capacidade de limpeza do ar, pois as árvores limpam o ar. Elas servem para atrair pássaros, preservando a fauna e multiplicando a flora, pois os pássaros levam as sementes para outras regiões e fazem o plantio natural”. E continua: “assim como a população utiliza hoje o Parque Ecológico para passeios e piqueniques com amigos e familiares, nossa intenção é que em alguns anos essas áreas de microclima sejam mais um espaço de lazer para as famílias pederneirenses”.

Depois de implantadas, a Prefeitura de Pederneiras cederá o local para a iniciativa privada, que o manterá com limpeza e plantio de mudas e gramas para que cada área de microclima possa oferecer ainda mais comodidade à comunidade.

A iniciativa é prevista na Lei 3.410, que permite parcerias entre o poder público e a iniciativa privada para urbanização, manutenção e conservação de logradouros públicos, no município de Pederneiras. “As empresas que adotarem praças ou essas áreas de microclima poderão, em contrapartida, expor totens com propaganda da empresa, onde todos saberão que a respectiva empresa realiza ações voltadas à preservação do meio ambiente e a garantia de uma melhor qualidade de vida”, conclui Lucas.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024