24 MAI 2017
Mobilização contra o abuso sexual de crianças e adolescentes será nesta sexta em Pederneiras

Evento acontece após ter sido adiado por conta da forte chuva que ocorreu em Pederneiras na semana passada

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realiza nesta sexta-feira, 26, o dia de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A mobilização estava marcada inicialmente para o dia 18, mas por conta da chuva que ocorreu durante todo o dia, teve que ser adiada.

O evento acontece das 9h às 11h, na Praça da Matriz, com a distribuição de brindes, canetas e folders sobre a campanha, além da apresentação de street dance dos alunos do Projeto “Andar e Voar” da Prefeitura e o apitaço ao final das ações.

A campanha deste ano tem como título “Faça Bonito. Rompendo o silêncio se vence a impunidade” e tem o objetivo de mobilizar a sociedade para combater a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

“Esperamos que, com essa campanha, a população conheça mais sobre o assunto e perceba a importância de proteger as nossas crianças. Denunciar quem abusa e explora crianças é fundamental para combater essa prática. A denúncia é anônima”, disse a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Cristina Belmonte.

Prevenção
É necessário um acompanhamento total na vida da criança e do adolescente por parte dos pais ou responsáveis a fim de observar o comportamento das crianças. “É importante que os pais e/ou responsáveis fiquem atentos às mudanças de comportamento das crianças. Mudanças de humores repentinas podem ser causadas pelos mais diversos tipos de abusos, seja ele sexual ou psicológico. Os responsáveis devem prestar atenção no comportamento delas perto da própria família e amigos dos familiares, uma vez que muitos casos começam dentro de casa”, disse Maria Cristina.

Ainda segundo Maria Cristina, os pais devem prestar atenção nas novas formas de comunicação que estão disponíveis para as crianças, pois pela internet também tem acontecido muitos casos de abusos contra crianças e adolescentes.

Denuncie
O combate a essa triste realidade exige que os casos sejam denunciados. A denúncia é totalmente anônima sem qualquer prejuízo ao denunciante e pode ser feita pelo disque denúncia 181; disque direitos humanos 100 ou pelos telefones municipais do conselho tutelar (14) 3284-6426 ou ainda no CREAS (14) 3283-3536. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, denuncie!