24 ABR 2017
Prefeitura implanta sistema de coleta seletiva a partir da próxima semana em Pederneiras

O prefeito Vicente Minguili autorizou para a próxima semana, dia 24, o início da Coleta Seletiva em Pederneiras. Inicialmente, será implantado um projeto piloto apenas nos bairros localizados acima da linha férrea, região que possui mais de 14 mil habitantes e cerca de 4 mil edificações.
“Este é o primeiro passo para que Pederneiras realmente cresça com sustentabilidade, para que o nosso município alcance outros patamares de desenvolvimento organizado e engajado na melhoria do bem-estar de cada munícipe”, explica Vicente.

Do piloto para todo o município
Segundo o responsável pelo Meio Ambiente da prefeitura, Paulo Sérgio Lucas, durante o projeto piloto da coleta seletiva serão coletados os lixos recicláveis duas vezes por semana nos bairros acima da linha. A intenção é que este projeto seja estendido para todo o município, beneficiando os 46 mil habitantes de Pederneiras.
“Nossa intenção em iniciar a coleta seletiva com um projeto piloto é, justamente, trabalhar a parte logística do processo, entender as demandas da população para funcionar a coleta de reciclados em todo o município com menos transtornos para o munícipe. É um processo de aprendizado onde colocamos em prática o nosso projeto”, explica.
Além disso, é importante destacar que trabalhando ao lado da prefeitura estará a Associação de Coletores de Lixo, entidade independente formada este ano. Eles ficarão responsáveis por receber, separar e comercializar todo o lixo reciclado coletado pela Prefeitura. Inclusive, os 20 coletores associados que trabalharão inicialmente na associação serão registrados e terão renda a partir da coleta seletiva. “Por isso é importante a população se conscientizar. Pois quando adotamos a prática da coleta seletiva estamos contribuindo para a retirada de lixo das ruas e também para a inclusão social dos catadores de reciclados do município”, destaca Lucas. Vale lembrar que qualquer catador de reciclado do município pode procurar a associação de catadores e se cadastrar para se tornar um associado e gerar renda própria.

Bê-á-bá da Coleta Seletiva
Durante a implantação da Coleta Seletiva em todo o município, o Setor de Meio Ambiente dividirá a cidade em cinco setores. Em cada um deles, explica Lucas, a coleta seletiva passará uma vez por semana. Três servidores municipais e um caminhão Agrale apropriado para este fim farão a coleta. O veículo foi adquirido em 2011 por R$ 120 mil e, desde então, estava parado esperando o projeto de coleta seletiva ser implantado.
“Depois de muito empenho, demos o sinal verde para a coleta seletiva. Agora, pedimos que a população participe e se conscientize para praticar o hábito de separar o lixo que pode ser reciclado. Iremos nos esforçar para prestar um serviço cada vez melhor e ir adaptando as necessidades da população à nossa iniciativa da coleta seletiva de lixo”, reafirma Lucas.
Para participar da coleta seletiva não é necessário cadastro nem autorização. O cidadão deve apenas separar o lixo reciclável (latas, plásticos, papelão, papéis, vidros, metais, pet, embalagens plásticas, entre outros) do lixo orgânico (restos de alimentos, fezes de animais, papel higiênico, fraldas descartáveis, entre outros). Após separar, o cidadão deve colocar o reciclado em um saco plástico, caixa de papelão ou recipiente similar e aguardar o caminhão da coleta seletiva passar todas às segundas e sextas-feiras. Pronto, é super fácil participar. Vale destacar que somente será recolhido o lixo reciclado devidamente separado e colocado em recipiente.
“Reafirmo que, aos poucos, divulgaremos quais dias passaremos em determinada região do município fazendo a coleta dos recicláveis. A partir dai, o cidadão vai se acostumando que sempre naquele dia, mais ou menos naquela mesma hora, o caminhão da coleta vai passar”, diz o responsável pelo Meio Ambiente.

Lixo retirado das ruas
De acordo com levantamento feito pelo Setor Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura, a coleta seletiva deve recolher nos primeiros meses, cerca de 22 toneladas de reciclado por semana em todo o município. A intenção é chegar a 36 toneladas de recicláveis recolhidas em Pederneiras até o final do ano. Essa quantidade deixará de ir para o Aterro Sanitário Municipal, dando sobrevida ao local.

Serviços
Para dúvidas ou sugestões referente à coleta seletiva, basta ligar: (14) 3283-1299.