18 ABR 2017
Biblioteca municipal “Paula Rached” comemora mês do livro e do universo literário em abril

A Biblioteca Municipal “Paula Rached” de Pederneiras preparou uma programação cheia de atividades para comemorar o Mês do Livro.
O mês de abril é considerado o mês do livro, pois agrega duas datas muito especiais para a literatura infantil mundial e nacional: no dia 2 de abril é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil e no dia 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil, data comemorativa do aniversário do patrono da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato.
“Por isso resolvemos elaborar várias atividades lúdicas para comemorar essas datas e trazer as crianças para esse universo tão prazeroso”, explica a bibliotecária responsável pela Biblioteca Municipal, Adriana Menezes de Camargo Couto.

Atividades começam hoje
Hoje, terça-feira, 18, acontece durante o dia todo na Biblioteca de Pederneiras a exposição de personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo. A data é uma homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, patrono da Literatura Infantil Nacional e criador do Sítio do Pica Pau Amarelo, ícone da literatura infantil no Brasil. As crianças irão se divertir com os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, que vão interagir com os participantes.

Contação de Histórias no Parque
Nesta quinta-feira, 20, das 8h às 9h e das 14h às 15h, as comemorações continuam com um super pique-nique no Parque Ecológico “Vale do Sol”. No local, as funcionárias da Biblioteca Municipal prepararam brincadeiras, uma exposição em homenagem ao dia Nacional do Livro INFANTIL e também uma contação de histórias com Monteiro Lobato.
“Essas atividades extrassala de aula dos alunos são importantes para o desenvolvimento educacional e pessoal deles. Além disso, as histórias que saem dos livros abrem um mundo de fantasias para as crianças e isso é fundamental para o desenvolvimento delas. Como diria Monteiro Lobato, um país se faz com homens e livros”, afirma o prefeito de Pederneiras Vicente Minguili.
Na segunda-feira, 24, haverá na Biblioteca Municipal, a partir das 9h, um bate papo sobre os livros mais antigos do mundo em celebração ao dia Mundial do Livro comemorado no último dia 2 de abril. E para finalizar o mês do universo literário, no dia 26, quarta-feira, será realizada uma oficina de desenho com Toni di Souza com o tema “Dom Quixote”, de Miguel Cervantes, às 9h e também às 14h. Vale ressaltar que as vagas para o período da manhã já estão esgotadas.

Serviços
Para participar das atividades literárias do mês de abril os interessados devem procurar a Biblioteca Municipal “Paula Rached” localizada na rua Santos Dumont, O-40, Centro, ou reservar um lugar pelo telefone (14) 3252-3100. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.