29 FEV 2024
“Dia D” contra dengue movimenta escolas e a Defesa Civil, em Pederneiras

“Dia D” contra dengue movimenta escolas e Defesa Civil, em Pederneiras

Em uma ação intersecretarial de combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Governo de SP convocou, para esta sexta-feira (1), todos os 645 municípios paulistas para o “Dia D de Mobilização Estadual” contra as arboviroses urbanas. O evento, anunciado pelo Centro de Operações de Emergências (COE), terá a participação das secretarias estaduais da SaúdeEducação, além da Defesa Civil, com reforço do Exército Brasileiro e do Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde).

A iniciativa inclui atividades especiais nas escolas, orientação à população e fortalecimento das ações que já estão sendo realizadas de combate à doença nas residências.

A Prefeitura Municipal, através do Comitê de Combate à Dengue de Pederneiras realizará as seguintes ações do Dia D de mobilização arboviroses:

Secretaria Municipal de Educação:

• Passeata com alunos e professores às 9h no centro da cidade e nas ruas próximas as escolas.
  • Realização de "vistoria" feita pelos alunos e professores nas dependências das escolas

Defesa civil:

• Inspeção nos prédios públicos

Secretaria Municipal de Saúde:

• Entrega de material informativo no comércio e no semáforo da Av. Tiradentes com a rua Siqueira Campos
  • Orientações nas Unidades de Saúde
  • Segue o trabalho de orientação e visitação nas casas para eliminação de criadouros realizado pela equipe de controle de vetores

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, em caso de suspeita de dengue, os moradores devem procurar atendimento médico imediatamente na unidade de saúde mais próxima de sua residência, pois o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem evitar complicações. Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, manchas na pele, náuseas e vômitos.

Lembrando que a participação de cada morador é fundamental para vencermos essa batalha contra a Dengue, usando repelente e eliminando possíveis criadouros.

Dengue 100 dúvidas

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, lançou o portal "Dengue 100 Dúvidas" com as cem perguntas mais frequentes sobre dengue, zika e chikungunya nos buscadores da internet. A ferramenta desmistifica as fake news que circulam nas redes sociais e orienta a população sobre as doenças. O acesso está disponível no link: www.dengue100duvidas.sp.gov.br

Mais informações pelo telefone (14) 3284-4673.