15 MAR 2019
Pederneiras participa de encontro regional para definir capacitação de mão de obra para ampliação da BRACELL/LWARCEL

O vice-prefeito de Pederneiras Marcio Urreia e a secretaria municipal de assistência e desenvolvimento social Maria Cristina Belmonte Gabriel estiveram ontem, 14, em Lençóis Paulista para um encontro regional para tratar do assunto qualificação profissional do mercado de trabalho.

A Prefeitura de Lençóis Paulista sediou a reunião envolvendo representantes de oito municípios da região. Além de Pederneiras, participaram representantes de Lençóis Paulista, Macatuba, Agudos, São Manuel, Borebi, Areiópolis, Barra Bonita e Igaraçu do Tietê.

A intenção é que todos os municípios envolvidos ofertem para seus cidadãos o curso de capacitação de Assistente Geral, visando preparar os trabalhadores dessas cidades para trabalhar no projeto de ampliação da Bracell/Lwarcel, ou em outras atividades industriais e florestais da região. Esse grande empreendimento deve demandar mais de R$ 6 bilhões em investimento e a contratação de mais de 7 mil trabalhadores durante o período de construção.

“A nossa região precisa se preparar e Pederneiras vai contribuir para que os cidadãos pederneirenses tenham condição de disputar essas vagas de trabalho. Além disso, a região fortalecida, com mão de obra qualificada e capacitada, é importante para o desenvolvimento e a melhoria das condições de emprego e vida em médio e longo prazo”, explicou o vice-prefeito de Pederneiras, Marcio Urrea.

Nessa reunião ficou definido que será responsabilidade de cada Prefeitura se organizar para oferecer aos seus trabalhadores desempregados, ou sub-empregados e que não tem carteira assinada, um curso básico de Assistente Geral. O curso terá a mesma carga horária e o mesmo conteúdo em todos os municípios da região.

No caso de Pederneiras, o vice-prefeito garante que além do curso de Assistente Geral, a Prefeitura ofertará também o curso de Ajudante da Construção Civil, outra área que será bastante requerida com a vinda do empreendimento para Lençóis. Ao todo, serão 400 vagas de qualificação para os cidadãos de Pederneiras.

As vagas são destinadas ao público que possui interesse em ingressar no mercado de trabalho, ou de se aprimorar profissionalmente para trabalhar tanto na ampliação da empresa de celulose lençoense como em outras empresas da cidade ou região. Entre os requisitos para inscrição estão: possuir idade mínima de 18 anos, estar desempregado ou não ter carteira de trabalho assinada no momento, ser alfabetizado e residir no município há pelo menos 6 meses.

O participante de cada cidade, ao concluir esse curso, receberá um certificado que será visto como um diferencial nos critérios de contratação adotados pela Lwarcel. A apresentação do certificado demonstra que aquele trabalhador recebeu a formação exigida pela empresa e também reside em uma das oito cidades da região. Durante reunião realizada anteriormente, diretores da RGE, empresa que comprou a Lwarcel, atendendo um pedido dos prefeitos Anderson Prado (Lençóis) e Marcos Olivatto (Macatuba), anunciaram que os trabalhadores desempregados dos oito municípios da região teriam prioridade de contratação, desde de que estivessem devidamente qualificados. Depois de qualificados nesse curso básico, caberá aos trabalhadores buscar aperfeiçoamento profissional específico nas áreas de pedreiro, marceneiro, serralheiro e montador, entre outros.