09 NOV 2018
Prefeitura de Pederneiras dá grande passo para abrir acesso da linha do trem na Avenida Tiradentes

Concessionária terá 15 dias para apresentar alguma solução para o caso. Após esse prazo, Ministério Público Federal deve apresentar parecer

Uma reunião entre Ministério Público Federal, Prefeitura de Pederneiras, Agência Nacional de Transporte Terrestre - ANTT e a Concessionária Rumo Única S.A. na tarde de hoje renovou as esperanças de que o município de Pederneiras tenha, em breve, um novo acesso aos bairros situados acima da linha do trem através da abertura da passagem de nível ligando as avenidas Tiradentes e Nossa Senhora da Aparecida.
Os moradores sofrem com a dificuldades para transitar da Zona Sul da cidade para o centro, e vice versa, pois há apenas uma passagem disponível para cruzar a linha do trem. Há trinta anos, desde que a passagem da Avenida Tiradentes foi fechada por motivos de segurança, moradores pedem a reabertura da passagem para facilitar o trânsito.
“Essa é uma batalha que travamos desde o início da nossa gestão. O prefeito Vicente esteve várias vezes em Brasília em reuniões buscando alguma solução para este caso que prejudica demais a vida de milhares de pederneirenses. Essa foi uma reunião importante, fruto do nosso esforço. Saímos com esperança de que o nosso pedido será reconhecido e em breve teremos uma solução para esse caso. Essa foi a proposta do promotor Pedro na reunião”, explicou o prefeito em exercício, Marcio Urrea.

Entenda o caso
O MPF reabriu um inquérito para analisar a viabilidade de reabrir a passagem de nível na linha de trem que permite acesso da Avenida Tiradentes à Avenida Nossa Senhora Aparecida. A nova passagem pela linha férrea visa facilitar o trânsito dos moradores que moram nos bairros acima da linha, região conhecida como Zona Sul. No local, moram 14 mil pessoas em diversos bairros, cerca de 1/3 da população do município. Hoje, para entrar ou sair destes bairros há apenas uma passagem, através do antigo pontilhão. Nos horários de pico, por exemplo, a passagem pelo local é demorada, perigosa e desgastante. Em dias de chuva, o local alaga e transitar por ali fica impossível.
A briga do município para abrir uma nova passagem para a Zona Sul da cidade é antiga. São quase 30 anos, desde que a passagem da Avenida Tiradentes foi fechada. Na época, havia muita circulação de trens, o que tornava a abertura da passagem perigosa. Hoje, segundo dados da ANTT, passa, quando muito, um trem ao dia. Além disso o número de habitantes e de veículos eram menores que os atuais. De lá para cá, o crescimento populacional de veículos e de pessoas cresceu absurdamente. Segundo dados do IBGE, estima-se que Pederneiras tenha 46 mil habitantes e 30 mil veículos circulando.
“Hoje o cenário é outro. Temos muita gente morando acima da linha, muitos veículos e apenas uma passagem inviabiliza e trava a cidade. Precisamos e vamos continuar lutando por uma solução. Iremos aguardar o prazo dado pelo procurador para a concessionária Rumo apresentar outras soluções, já que ela alega falta de segurança para abrir a passagem da Tiradentes”, diz Marcio.
O procurador do MPF, Pedro Machado, deu prazo de 15 dias para que a Concessionária Rumo apresente outras soluções para viabilizar a passagem dos moradores por outro ponto. Em entrevista dada à TV Tem de Bauru, pouco antes da reunião, o procurador disse acreditar que se existem problemas de segurança que envolvem a abertura da nova passagem, eles devem ser contornados em prol da população. “Se existe problema de segurança, eu acho que é possível a gente tentar contornar isso. O que não é possível é a gente deixar a população de Pederneiras, um terço da população, ilhada na cidade e com todos os serviços de urgência do outro lado da cidade, trazendo prejuízos irreversíveis para quem necessite desses serviços”, diz.
“Foi uma vitória da nossa administração, e temos que agradecer a parceria do Ministério Público, dos vereadores, do deputado capitão Augusto, pois todos estão empenhados para resolver este problema. É inviável apenas uma passagem. Não é condizente com a situação atual onde há muitos veículos e muitas pessoas que utilizam o local. Estamos aguardando e vamos continuar lutando para abrir outra passagem na linha do trem”, concluiu Marcio Urrea.