05 NOV 2018
Prefeitura implanta via rápida empresa (VRE) e tempo para abrir empresa cai de 40 para 5 dias em Pederneiras

Sistema REDESIMPLES entra em vigor a partir de hoje, 5, e promete agilizar abertura e alteração em empresas no município

A partir de hoje, segunda-feira, 5, o processo de abertura de empresas ficará mais ágil no município de Pederneiras. A Prefeitura Municipal implantou a plataforma on-line Via Rápida Empresa (VRE), ligado à REDESIMPLES, para integrar várias esferas municipais e estaduais necessárias para a abertura, legalização ou alteração cadastral de uma empresa.

A intenção do REDESIMPLES é integrar diversos órgãos e entidades responsáveis pela legalização de empresas em todo o país, com o objetivo de tornar mais fácil e ágil os processos de registro e legalização de pessoas jurídicas ao estabelecer diretrizes e procedimentos para um processo único e simplificado para a abertura, as alterações cadastrais e as licenças de funcionamento.

Desta forma, o VRE disponibilizará para os escritórios de contabilidade de Pederneiras o acesso ao sistema integrado com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Cetesb, Receita Federal, Corpo de Bombeiros e setores da Prefeitura de Pederneiras como a Vigilância Sanitária, Desenvolvimento Urbano e Finanças. Todo o processo de envio de documentação e aprovação entre as esferas estaduais e federais será on-line, tornando a troca de informações e confirmação de dados mais rápidas.

Segundo a secretária-adjunta de finanças, Rosivana Maria Rufato, a partir de agora o tempo de espera para abertura de empresa em Pederneiras deve ser, em média, de 5 dias. “O que anteriormente necessitava de um calhamaço de documentos, agora será tudo on-line. Até hoje, era necessário apresentar documentos físicos que tramitavam entre os órgãos municipais, estaduais e federais, enfim, isso tudo estendia o prazo para abrir empresas em 40 dias, as vezes mais”, diz.

Para o prefeito em exercício, Marcio Urrea, a integração trará agilidade e facilitará a chegada de novas empresas e a geração de empregos. “Temos uma preocupação muito grande com essa questão de abertura de empresa no município. Cobro muito meus secretários para que a vida do empresário seja facilitada dentro do que a lei permite. É por isso que estamos investindo em recursos e capacitação para facilitar a vida de quem quer investir e abrir um novo negócio. A burocracia não pode e não vai ser um obstáculo para o empresário na nossa cidade”, afirmou.