16 JUL 2018
Fique de olho! Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) tem que estar no Cadastro Único

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social da Prefeitura de Pederneiras comunica que todos os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – BPC têm que estar no Cadastro Único para que tenham o seu benefício mantido em 2019. A inscrição no Cadastro Único deve ser feita até o dia 31 de dezembro de 2018.

O que é o BPC?

O BPC é um benefício assistencial do Governo Federal no valor de um salário-mínimo para o idoso a partir de 65 anos e para a pessoa com deficiência. Para recebê-lo, é obrigatório que a família esteja inscrita no Cadastro Único. Além disso, a família do idoso ou da pessoa com deficiência deve comprovar ser incapaz de prover sua manutenção, ou seja, a renda da família dividida pelo total de pessoas tem que ser menor do que um quarto do salário-mínimo. Segundo informou o Governo Federal, os dados e a renda de quem vai solicitar o benefício são verificados no momento do pedido do BPC no INSS.

Como se inscrever no Cadastro Único?

Para se cadastrar, o responsável pela família beneficiária deve procurar o Posto de Cad Único e do Programa Bolsa Família em Pederneiras, na Avenida Paulista, S-307, Centro, antigo SESI. Para fazer o cadastro é necessário levar os documentos de todos os que moram na casa. A data limite para se inscrever no Cadastro Único é até o dia 31 de dezembro de 2018.

Segundo a gestora do Cad Único em Pederneiras, Vanderlea Aparecida Pagan Ferraro, há 713 idosos ou deficientes que recebem o BPC em Pederneiras. Destes, 246 beneficiários não estão inscritos no Cadastro Único. “Estamos buscando incluir estes beneficiários do BPC no Cad Único para que eles não deixem de receber este benefício a partir de 2019”, explica.

Vale ressaltar que a inscrição no Cadastro Único, além de manter o BPC, permite acesso a vários outros programas sociais, como o Tarifa Social de Energia Elétrica e a Carteira do Idoso.