05 JUL 2018
Pelo segundo ano consecutivo, Pederneiras recebe Pré-Certificação do Município Verde Azul

Pelo segundo ano consecutivo, o município de Pederneiras recebeu a pré-certificação para o Programa Município Verde Azul - PMVA. Em 2017, o município foi certificado com o selo ambiental do PMVA pela primeira vez desde o lançamento do selo, em 2007.

“A pré-certificação do PMVA mostra que estamos no caminho certo, desenvolvendo ações e programas que realmente lançam novos olhares para as questões ambientais e estão colaborando para o desenvolvimento sustentável do nosso município”, explica o prefeito de Pederneiras, Vicente Minguili. Para receber a certificação do PMVA, cada município deve cumprir com várias diretivas durante o ano. A cada etapa, os municípios que cumprem as diretrizes são pré-certificados e ficam mais próximos do selo ambiental.

PMVA

O Programa Município Verde-Azul tem a iniciativa de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. Estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável. As ações propostas pelo programa compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

De acordo com o Governo do Estado, a participação no programa também é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop).

“Nossa secretaria do Meio Ambiente está trabalhando para certificar o município. Estamos trabalhando muitas ações, projetos e nossa meta é alcançar a certificação pelo segundo ano seguido e conquistar recursos importantes para investir em Pederneiras, dando mais qualidade de vida para a população e garantindo um desenvolvimento sustentável para todos”, destaca Vicente.

O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Boas ações

Entre várias ações que são levadas em conta nas diretivas do PMVA, está a sustentabilidade dos prédios da secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Pederneiras. O prédio da secretaria, onde se encontram também a Clínica Veterinária Municipal, o Jardim Sensorial e o Centro Municipal de Educação Ambiental, virou um modelo de instalação ambiental sustentável. Foram instaladas cisternas para captação de águas pluviais e circuito de iluminação individualizado, que visa economia de energia. Além dessas instalações, o prédio conta com lixeiras para Coleta Seletiva; Ecoponto de lâmpadas, pilhas e baterias; Sensores de presença; Bicicletário e divisórias de MDF entre as repartições.

“São ações que, nesse primeiro momento, estamos adotando na secretaria de Meio Ambiente e que poderão ser estendidas para outras secretarias, ampliando as ações ambientais para economia de energia e de água, evitando a produção de lixo e o desperdício de recursos naturais”, finaliza o secretário de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Lucas.