08 JUN 2018
Documentário de alunos da UNESP retrata as histórias de Itatingui, bairro rural de Pederneiras

O longa-metragem “Tempos de ItatinguI” traz depoimentos de moradores e imagens inéditas do bairro rural de Pederneiras.

Será lançado amanhã, 9, sábado, a partir das 19h, no Teatro Municipal “Flávio Razuk”, em Pederneiras, o documentário longa-metragem “Tempos de Itatingui”, que conta a história desse vilarejo de Itatingui, localizado na zona rural de Pederneiras. O documentário é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Guilherme Makoto, aluno do curso de Rádio e TV da Unesp de Bauru, e contou com a participação de outros 17 alunos da Unesp, desde estudantes de Arquitetura e até de Ciência da Computação, e de moradores de Pederneiras. A produção ainda teve o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

“Estamos ansiosos para apreciar essa obra sobre a história de Itatingui, um bairro tão querido e importante para a história da nossa cidade. A expectativa pelo filme é grande e esperamos que a população compareça ao Teatro para prestigiar a estreia do documentário”, diz a secretária municipal de Cultura e Turismo, Aline Hermoso Mustácio Artioli.

O documentário

Tempos de Itatingui é um documentário longa-metragem realizado por alunos da Unesp Bauru que conta a história do distante lugarejo de Itatingui, localizado no município de Pederneiras. Através dos depoimentos de moradores e de personagens que têm suas vidas interligadas às tradições do bairro, o filme cria um retrato íntimo e nostálgico da cultura regional, repleto de histórias, vidas e reflexões sobre o passado e o futuro de um lugar perdido no tempo.

As gravações foram feitas por uma equipe de pesquisa e filmagem entre os dias 28 de agosto e 02 de setembro, no próprio local. Durante esse período eles se hospedaram no bairro de Itatingui, conversaram com moradores, receberam a visita de pessoas que tinham ligações antigas e históricas com o bairro rural e mergulharam profundamente nas histórias, lendas e contos que ambientam a vida do local.

"Tempos de Itatingui" vai buscar no século passado como era o modo de vida rural. Nos depoimentos relatam a ocupação da área a partir de 1903, mas os primeiros documentos oficiais datam de 1939. "Há moradores que citam que já havia moradores (nessa região) desde os tempos da escravidão, não temos como precisar como surgiu, porém o apogeu da região foi no começo do século passado", cita o estudante Guilherme Makoto.

Serviços

O documentário “Tempos de Itatingui” será lançado neste sábado, 9, no Teatro Municipal “Flávio Razuk”, em Pederneiras. A entrada é gratuita.