07 JUN 2018
Prefeitura de Pederneiras retoma obra para evitar enchentes no Córrego Monjolo

Obra havia sido interrompida por descumprimento de contrato da empresa licitada. Prefeitura cancelou contrato e realizou novo certame

A Prefeitura Municipal de Pederneiras, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, retomou as obras para evitar enchentes nas proximidades do Córrego Monjolo. A expectativa é de que os trabalhos sigam por quatro meses, se não houver interrupções. Após, o leito do rio ficará mais fundo e as laterais serão alargadas, com sistemas de contenção, dando maior vazão de água para o Monjolo, evitando enchentes. Inicialmente, na semana passada, foi realizada a limpeza das laterais do rio para que as máquinas pudessem trabalhar.

“Com as obras buscamos trazer mais segurança e tranquilidade para a população dos locais de risco que viviam com medo nos dias chuvosos”, comentou o Prefeito Vicente Minguili.

O trabalho que está sendo realizado visa o alargamento do Córrego Monjolo em aproximadamente 267 metros do Córrego Monjolo entre as ruas Eliazar Braga e Nove de Julho. Para isso, a empresa contratada realizará o revestimento do leito em pedra argamassada e o sistema de contenção das laterais do rio. A obra tem um custo total de R$ 600 mil, sendo um repasse do Governo Federal, por meio do Ministério da Integração, de R$ 460 mil. O restante, R$ 140 mil, é a contrapartida financeira da Prefeitura de Pederneiras.

“A população tem sofrido muito com as grandes chuvas, o Córrego Monjolo sempre foi um lugar que enchia e invadia as casas dos moradores nos tempos chuvosos, por isso estamos dando atenção a esse local, para trazer segurança e procurar evitar que as enchentes voltem a acontecer”, disse o Prefeito Vicente Minguili.

Limpeza Ribeirão Pederneiras

Além da limpeza e obra no córrego Monjolo, em janeiro deste ano a Prefeitura de Pederneiras já realizou a limpeza do Ribeirão Pederneiras no centro da cidade. A limpeza teve como objetivo também evitar as enchentes que vem acontecendo no local.