06 JUN 2018
Câmara rejeita projeto do Executivo que previa redução no valor da CIP em Pederneiras
Foto Noticia Principal Grande
Iluminação instalada na Avenida Pedro Scarlassara, no Distrito Industrial, ao lado do Centro da Mulher

Sem a diminuição no valor dos impostos para a população, consumidores continuarão pagando alto pela contribuição de iluminação pública municipal

Mesmo com o resultado de quatro votos favoráveis (Regina Barrach, Danilo Alborgheti, Chapéu, Vartão do Sucatão) contra três contrários (Ezequiel Lima, Durva, Professor Marildo), o Projeto de Lei Complementar nº 11/2018, de autoria do Executivo, foi rejeitado pela Câmara de Vereadores de Pederneiras por não ter alcançado maioria absoluta (5 votos), conforme prevê a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Casa.

Prejuízo - O fato prejudica mais de 60% dos consumidores residenciais da cidade que teriam a contribuição isenta ou reduzida, de acordo com a variação de consumo de cada um. Dos cerca de 15.700 consumidores residenciais do município, por exemplo, 1.810 consomem até 50kwh/mês e estariam isentos da contribuição, segundo Emenda proposta pelo vereador Joãozinho da Farmácia e aceita pelo prefeito Vicente Minguili. Além disso, mais de 8.100 residências teriam os valores reduzidos a partir de R$12,60, sendo que hoje pagam R$18,00.

O benefício também se daria no caso das indústrias e comércio, reduzindo valores de acordo com o consumo de cada um e beneficiando mais de 30% deste setor.

“Propusemos essa mudança na CIP justamente para diminuir o imposto para os cidadãos, sobretudo para os que consomem menos, inclusive aceitamos a Emenda proposta pelo presidente Joãozinho porque entendemos que beneficiaríamos ainda mais a população. É uma pena que alguns vereadores não tenham entendido a importância desse projeto para a nossa gente”, explica o prefeito Vicente Minguili.

A reprovação do projeto também causou desconforto na própria Casa de Leis. Para o vereador Chapéu (PSDB) “não dá para aceitar que mais de 1.800 famílias que seriam isentas dessa taxa sejam prejudicadas, pois quem sofre é o povo”. Já a vereadora Regina Barrach, em suas redes sociais desabafou: “enquanto vivermos em um país onde os interesses pessoais e politiqueiros se sobrepõem à real necessidade de vida digna à população, continuaremos a mergulhar neste caos político e social”.

Investimentos - Mesmo com o Projeto de Lei reprovado, a Prefeitura segue investindo na iluminação pública em todo o município. Na última semana, cerca de 700 metros da Avenida Pedro Scarlassara, entre a Rua Antônio Ceschin e a Avenida Bernardino Flora Furlan, no Parque Industrial Fuad Razuk, ganhou novos postes e iluminação de led nos dois lados da avenida. O investimento de R$ 37 mil é de recursos advindos do pagamento da CIP.

Os investimentos em iluminação pública não param. Recentemente, pontos importantes da cidade como a Avenida Paulista e a Avenida dos Trabalhadores receberam iluminação dupla de led, mais econômica e que ilumina mais. Desde o início da atual administração, já foram investidos cerca de R$ 700 mil na ampliação e melhorias na iluminação pública em Pederneiras e isso deverá ocorrer não só na área central, mas nos bairros também.

“Iluminação pública é coisa séria. Traz segurança para os bairros, melhora a vida do cidadão. Além disso, as novas luzes de led iluminam mais gastando menos. Isso é economia para os cofres públicos. É um modelo de gestão pensando no cidadão, pensando em economizar para investir melhor”, explica o prefeito Vicente Minguili.