06 JUN 2018
Ações da Semana do Meio Ambiente terão atendimento veterinário gratuito, soltura de alevinos e passeio ciclístico

Na sexta-feira, a Prefeitura de Pederneiras realizará atendimento veterinário gratuito durante todo o dia na Praça da Matriz, no Centro

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Pederneiras está realizando a Semana do Meio Ambiente com diversas ações ambientais para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado ontem, 5 de junho em todo o planeta.

As ações terminam neste final de semana. Na sexta-feira, 8, durante todo o dia, a prefeitura realizará atendimento veterinário gratuito para animais pets na Praça da Matriz, no Centro da cidade. Ao mesmo tempo, os colaboradores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente orientarão a população sobre a doação responsável de animais, castração e cuidados com os pets nesse inverno. Além disso, haverá doação de mudas de árvores nativas para quem passar pela Praça da Matriz.

No sábado, 9, o Parque Ecológico será o ponto de partida para um passeio ciclístico pelos limites da área urbana de Pederneiras, onde os participantes percorrerão 35 quilômetros por vias da cidade em contato com a natureza e fazendo coleta de lixo em pontos específicos. No final da tarde, às 16h, 3 mil alevinos serão soltos na Lagoa Municipal.

“São iniciativas, de conscientização, de orientação e ação direta junto à população, que agregam valor no desenvolvimento sustentável de um município. É assim que pensamos e trabalhamos para garantir um futuro mais verde e sustentável para Pederneiras”, diz o prefeito de Pederneiras, Vicente Minguili.

Semana do Meio Ambiente

Desde segunda-feira, 4, várias ações ambientais estão sendo realizadas peça Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Pederneiras. Amanhã, 7, alunos da Rede Municipal de Ensino de Pederneiras farão uma visita monitorada ao Aterro Sanitário. A intenção é trabalhar a educação ambiental, lembrando eles que o lixo produzido em casa passa por um ciclo e termina lá, no Aterro Sanitário.

Vale destacar que as ações da Semana do Meio Ambiente em Pederneiras têm parceria da Agrodoce, Agrícola Stabile, Agrícola Ouro Branco, Agrícola Capoeira Grande e Marina Tietê, que ajudam na logística, bem como no custeio de mudas e alevinos.

“Todas essas ações são importantes para mostrar ao cidadão a necessidade do envolvimento de todos na preservação do meio ambiente. A natureza é uma questão de todos, não é só responsabilidade do poder público, é uma responsabilidade de cada um de nós”, explica o secretário de Meio Ambiente Paulo Sérgio Lucas.

Vale destacar que todas as ações que serão realizadas na Semana do Meio Ambiente são comumente trabalhadas durante o ano. Os alunos da Rede Municipal de Ensino, por exemplo, trabalham dentro e fora de aula a disciplina meio ambiente. Várias ações de recuperação ambiental, bem como de preservação, conservação e educação são feitas diariamente através de projetos e programa desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura.

Todo o trabalho desenvolvido na gestão ambiental rendeu a atual administração o Selo do Município Verde Azul, honraria dada pelo Estado a poucos municípios que estão em grande avanço na gestão do desenvolvimento sustentável.