16 FEV 2018
Saiba como é o atendimento veterinário gratuito da Prefeitura Municipal de Pederneiras

O atendimento é oferecido preferencialmente para a população de baixa renda e beneficiários do Bolsa Família

A Prefeitura de Pederneiras oferece, diariamente, no prédio da Secretaria de Meio Ambiente e, semanalmente nos bairros, atendimento veterinário gratuito aos animais dos munícipes que procuram a administração municipal, com prioridade para as famílias que não têm condições de pagar por um atendimento em clínicas particulares.

Para se ter uma ideia da abrangência e importância desse programa, somente em 2017, ano do lançamento desse trabalho, foram atendidos 444 animais, entre cães e gatos. Os atendimentos são realizados pelos veterinários municipais durante todo o ano e os cidadãos de baixa renda ou beneficiários do Bolsa Família têm preferência.

“Esse programa de atendimento veterinário potencializa a capacidade de manter a população de animais controlada e sadia, evitando surgimento de doenças contagiosas, uma vez que além do atendimento, a prefeitura oferece também a castração do animal, evitando que o número de animais abandonados aumente”, afirma o prefeito Vicente Minguili.

Atendimento nos bairros

Os atendimentos veterinários nos bairros são consultas que visam identificar animais doentes e orientar seus donos em relação aos tratamentos. A cada semana, um veterinário e sua equipe se dirigem para um bairro da cidade em local previamente divulgado e lá realizam as consultas veterinárias à população do local. (veja tabela de locais e horários abaixo). Vale ressaltar que o atendimento é gratuito e é realizado por ordem de chegada, não havendo necessidade de agendamento prévio.

Um dos principais objetivos deste programa desenvolvido pela prefeitura é diminuir o número de animais portadores de doenças que podem ser transmitidas para outros animais domésticos e até para pessoas. “Muitas doenças são graves, como a Leishmaniose, Parvovirose e Cinomose. Elas podem levar os animais a óbito se não forem tratadas adequadamente. A Leishmaniose pode ainda afetar seres humanos a partir de animais doentes”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Lucas.

Agendamento de cirurgia de castração

Outra oferta de serviço gratuito disponibilizada pela secretaria de Meio Ambiente é a castração animal. Todo o trabalho de cirurgia de castração, bem como a orientação sobre os cuidados com o animal, é realizado pelos funcionários da secretaria, sem custos para a população, na clínica veterinária também instalada no ano passado no prédio da secretaria.

Em 2017 foram castrados 217 animais, entre cães e gatos. Estima-se que um casal de cães ou gatos, cruzando e procriando duas vezes, pode gerar em escala milhares de cachorros após 5 ou 6 anos.

Serviços

Os serviços de castração a atendimento veterinário podem ser solicitados diretamente na secretaria de Meio Ambiente, na rua Professor Antônio Volponi, S-11, Vila Schiavon. Telefone: (14) 3283-1299. Vale lembrar que estes serviços são disponibilizados para toda a população, sendo que pessoas comprovadamente de baixa renda, conforme lei municipal, ou beneficiários do Bolsa Família têm preferência no atendimento.