08 FEV 2018
Prefeitura de Pederneiras realiza feira de adoção de animais na Praça da Matriz neste sábado

A Prefeitura Municipal de Pederneiras, por meio de sua Secretaria de Meio Ambiente, realizará a 1ª Feira de Adoção de Animais Domésticos, caninos e felinos, no dia 10 de fevereiro de 2018, na Praça da Matriz, no horário das 09h às 14h.

Segundo a Secretaria, serão colocados 35 cães e gatos, machos e fêmeas, para adoção responsável. As pessoas que adotarem qualquer um dos animais expostos na feira, caso o animal não seja castrado, terá a castração gratuita garantida através da Clínica Veterinária Municipal.

“Todos sabem que, em Pederneiras, existem muitos cães e gatos abandonados, vagando pelas ruas ou no Abrigo Municipal de Animais Domésticos, que está cada vez mais lotado. E ainda tem pessoas que deixam caixas cheias de filhotes na porta do abrigo ou até mesmo cães adultos”, explica o secretário do Meio Ambiente, Paulo Sérgio Lucas.

Muitos dos abandonos acontecem quando o animal adulto envelhece ou adoece e passa a necessitar de cuidados. “Esses animais acabam abandonados pelos donos, provavelmente porque não queriam pagar a conta dos tratamentos e dispor de tempo para cuidar dos animais”, reitera. Outro fato importante é a castração. “As pessoas pegam o animal e não fazem a castração. Quando nasce uma ninhada com 6, 8 ou 10 filhotes o dono abandona os filhotes”, afirma.

Ao adotar um animal é importante lembrar que o cão ou gato vai precisar de cuidados, atendimento veterinário, alimentação e, além disso, precisará de limpeza e atenção. Em alguns casos, dependendo do porte o animal precisará de um espaço grande. “Isso acontece muito em nossa cidade. A pessoa adota um filhote, todo bonitinho. Quando o animal cresce, gerando gastos com alimentação e veterinário, e dando muito trabalho em relação à limpeza, por exemplo, o animal é abandonado. Isso é crime, mas, infelizmente, é o que mais acontece em Pederneiras. Por isso estamos realizando essa feira de adoção. Adotando um animal abandonado, o cidadão poderá ajudar a diminuir esse problema. Compareçam e conheçam o cão ou o gato que será o seu melhor amigo”, finaliza Lucas.

Serviços

A Feira de Adoção de Animais será neste sábado, dia 10 de fevereiro, na Praça da Matriz São Sebastião, centro, das 9h às 14h.