01 FEV 2018
Palestra sobre transplante de medula será amanhã, 2, em Pederneiras

Esta será uma das ações realizadas durante a “Semana Elô 2018”, que tem por objetivo incentivar a doação de medula óssea

Amanhã, 2, o médico Mair Pedro de Souza, do Centro de Hematologia e Oncologia do Hospital Amaral Carvalho de Jaú, que tem experiência em transplante de medula, ministrará uma palestra sobre transplante de medula na Câmara Municipal às 20h, voltada para funcionários da saúde e familiares de pacientes que aguardam por um doador compatível. Já no sábado, 3, a Prefeitura de Pederneiras disponibilizará dois micro-ônibus para levar interessados em doar sangue e medula óssea até o Hospital Amaral Carvalho (HAC) em Jaú.

Durante, toda a “Semana Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea” – Semana Elô foram realizadas ações para conscientizar e incentivar a doação de medula óssea na população pederneirense. As amigas da Eloyza distribuíram panfletos com informações sobre a importância de ser doador, onde e como se cadastrar e doar, entre outras informações.

A ‘Semana’ está sendo organizada pela Câmara Municipal de Pederneiras com parceria da Prefeitura Municipal e do Abutre’s Social Interior (que faz parte do Abutre’s Moto Clube). O nome da ação foi dado em homenagem à Eloyza Santis de Campos, de 16 anos, que morreu no ano passado vítima de aplasia medular, uma doença que leva a medula a produzir quantidade insuficiente de hemácias, plaquetas e leucócitos.

Aplasia medular

Eloyza foi vítima da aplasia medular, uma doença caracterizada pela alteração no funcionamento da medula óssea. Nesta doença o indivíduo não é capaz de produzir de forma satisfatória hemácias (causando anemias), plaquetas (causando sangramentos), leucócitos (causando infecções).

Apesar de a aplasia ser uma doença que pode levar à morte, ela tem cura através de tratamentos utilizando-se de medulas ósseas doadas por pessoas saudáveis. Por isso a importância da doação.

Outras ações

Já no sábado, 3, a Prefeitura de Pederneiras disponibilizará dois micro-ônibus para levar interessados em doar sangue até o Hospital Amaral Carvalho (HAC) em Jaú. Os veículos sairão às 7h do posto de saúde do bairro Michel Neme, com paradas para embarque de novos passageiros em frente à escola Eliazar Braga e ao Centro de Especialidades e Diagnósticos. O transporte é totalmente gratuito para os doadores. Vale destacar que qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde pode doar medula óssea, que é retirada do interior dos ossos da bacia, por meio de punções, e se recompõe em apenas 15 dias. O procedimento leva em torno de 90 minutos e pode salvar vidas.