26 JAN 2018
Mutirão contra a Febre Amarela acontece amanhã em Pederneiras

A Secretaria Municipal de Saúde programou para amanhã um mutirão para intensificar a vacinação da Febre Amarela. Das 7h às 12h, em todos os postos de saúde da cidade ocorrerá a vacinação. Vale lembrar que a UBS Vila Paulista está em reforma e os usuários que frequentam o local devem se encaminhar ao Centro de Saúde Joaquim Cortegoso, no Centro, para a vacinação. No último dia 13, a vacinação já ocorreu nos distritos de Santelmo, Guaianás e Vanglória.

Além do mutirão de intensificação que acontece amanhã, os postos de saúde vão continuar aplicando a vacina normalmente durante a semana. Veja abaixo o cronograma de vacinação em cada unidade de saúde. Qualquer pessoa com idade entre 9 meses e 59 anos pode ser vacinada. É só procurar o posto de saúde mais próximo e levar a carteirinha de vacinação.

Febre Amarela

A febre amarela é transmitida pelo mosquito Haemagogus em áreas silvestres e pelo mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue) em áreas urbanas. A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina contra ela circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado. Ao contrair a doença, a pessoa pode se tornar fonte de infecção para o Aedes aegypti no meio urbano. Além do homem, a infecção pelo vírus também pode ocorrer em animais, como os macacos. Tanto o macaco, quanto o ser humano não transmitem a doença diretamente para o outro.

Prevenção

Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Como os mosquitos criam-se na água, qualquer recipiente como caixas d'água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolverem-se na água, se tornarão novos mosquitos. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados. Além disso, devem ser tomadas medidas de proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença. Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.