04 JAN 2018
Prefeitura de Pederneiras continua com atendimento veterinário nos bairros em 2018

Além do atendimento veterinário, também são oferecidas cirurgias de castração para os animais de cidadãos de baixa renda e beneficiários do Bolsa Família

A Prefeitura de Pederneiras, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, continua com o programa de atendimento veterinário gratuito nos bairros neste ano de 2018. No ano passado foram atendidos 444 animais, entre cães e gatos, pelos veterinários municipais durante todo o ano. Além do atendimento veterinário gratuito para toda a população, a Secretaria realiza a cirurgia de castração em cães e gatos de cidadãos de baixa renda e beneficiários do Bolsa Família. Só em 2017 foram 218 animais castrados.

Atendimento nos bairros

Os atendimentos veterinários nos bairros são consultas que visam identificar animais doentes e orientar seus donos em relação aos tratamentos. Vale ressaltar que o atendimento é gratuito e é realizado por ordem de chegada, não havendo necessidade de agendamento prévio. Um dos principais objetivos deste programa desenvolvido pela prefeitura é diminuir o número de animais portadores de doenças que podem ser transmitidas para outros animais domésticos e até para pessoas. Muitas doenças são graves, como a Leishmaniose, Parvovirose e Cinomose. Elas podem levar os animais a óbito se não forem tratadas adequadamente. A Leishmaniose pode ainda afetar seres humanos a partir de animais doentes.

Agendamento de cirurgia de castração

Todo o trabalho de cirurgia de castração e educação ambiental é realizado pelos funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sem custos para a população, na clínica veterinária recém-instalada no prédio da secretaria.

Estima-se que um casal de cães ou gatos, cruzando e procriando duas vezes, pode gerar em escala milhares de cachorros após 5 ou 6 anos. Estes animais se reproduzem rapidamente e, na maioria das vezes, são abandonados nas ruas sofrendo e levando perigo e riscos de doenças às pessoas. Por isso é tão importante a cultura da castração. Afinal, a cirurgia que deixa cães e gatos inférteis não impede apenas que eles procriem, ela também previne doenças comuns na velhice dos animais. Há ainda muitos outros benefícios da castração em cães em gatos. Ela auxilia na redução de riscos de câncer em animais mais velhos; diminui o hábito de urinar pela casa, no caso dos machos que “marcam o território”; risco de fuga para a rua é menor; com uma alimentação controlada, o risco do animal ficar obeso é menor; e os passeios com os cães na rua ficam mais fáceis.

Serviços

A castração de cães e gatos pode ser agendada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na Rua Professor Antônio Volponi, S-11, Vila Schiavon. Telefone (14) 3283-1299. Vale lembrar que a castração é oferecida prioritariamente para pessoas comprovadamente de baixa renda, conforme lei municipal. Já o atendimento nos bairros têm início no dia 11 de janeiro, no Centro Comunitário da Cidade Nova.

Confira abaixo, as datas, horários e locais dos atendimentos veterinário gratuitos nos bairros: