26 OUT 2017
Prefeitura Municipal celebra o Dia Mundial de Combate ao AVC com palestras nas unidades de saúde

A Prefeitura Municipal de Pederneiras, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta sexta-feira, dia 27, uma série de palestras sobre conscientização e combate ao AVC em todas as unidades de saúde do município. O evento é para celebrar o Dia Mundial do AVC, comemorado anualmente em 29 de outubro. O Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) tem a finalidade de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção da doença cerebral que mais mata no Brasil.

“Conscientizar e orientar as pessoas sobre o AVC é um trabalho que desenvolvemos na Secretaria de Saúde durante todo o ano com atividades específicas através da nossa equipe multidisciplinar. Esta série de palestras, além de comemorar e ser um alerta contra o AVC, intensifica nossas ações para combater essa doença”, explica a secretária municipal de Saúde, Adriana Campos Meiado.

As palestras serão realizados no período da manhã nas salas de espera das unidades de saúde. Enquanto aguardam o atendimento, os pacientes serão orientados por profissionais da saúde sobre o que é o AVC, como identificar sintomas, como proceder em casos de AVC e como prevenir a doença.

O que é o AVC

Também conhecido por “derrame cerebral”, o AVC acontece quando há obstrução em um dos vasos sanguíneos presentes no cérebro, o que faz com que partes dele deixem de funcionar adequadamente. A má formação vascular cerebral, processo inflamatório das artérias do cérebro, vasculite, embolia cerebral, aterosclerose cerebral e vasos cerebrais, hipertensão arterial e diabetes mal tratadas são alguns dos motivos que levam precocemente a problemas nas artérias cerebrais.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 100 mil pessoas morrem todos os anos de AVC no Brasil, número superior ao total de mortes causadas por malária, tuberculose e AIDS juntas, sendo a terceira maior causa de óbito entre a população feminina.

Como reconhecer AVC: teste SAMU ensina

Um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é sempre uma emergência médica e muitas vezes é a família que nota os primeiros sinais de que algo diferente está acontecendo. O Ministério da Saúde recomenda um passo a passo simples que pode ajudar a tirar a dúvida e, se for o caso, procurar um serviço médico o mais rápido possível. É o teste do SAMU. Composto de 4 passos simples e de fácil memorização, o teste SAMU deve ser conhecido para que seja aplicado quando houver a suspeita de um AVC. Ele identifica alguns dos sintomas iniciais do AVC, que são a paralisia ou fraqueza de um dos lados do corpo e a consequente dificuldade na fala.

A rapidez no atendimento a quem teve um AVC é um dos principais determinantes de como evoluirá o quadro. Quanto mais rápido, melhor o prognóstico do paciente.

O testo da SAMU é simples, faça assim:

S – primeiro peça para a pessoa SORRIR;

A – depois peça um ABRAÇO e veja se a pessoa consegue levantar os braços;

M – peça para a pessoa cantar uma MÚSICA e identifique se a voz está embolada ou arrastada;

U – se notar alguns sinais acima, acione um serviço de URGÊNCIA, ligando 192.

Equipe Multidisciplinar

Em Pederneiras, a Secretaria Municipal de Saúde oferece orientação, tratamento e acompanhamento específicos para o AVC. A equipe é formada por médicos da área de Neurologia, fonoaudiologia, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fisioterapeutas e enfermeiros. Além dos trabalhos de orientação e prevenção ao AVC que visam diminuir os casos da doença na cidade e aumentar a qualidade de vida da população, a equipe multidisciplinar trabalha na recuperação dos pacientes que passaram por um quadro de AVC. “Os primeiros momentos após o quadro de AVC são importantes. O paciente deve ser acompanhado e realizar o tratamento para aumentar suas possibilidades de recuperação plena. E nós oferecemos esse tratamento e o acompanhamento gratuitamente com profissionais qualificados nesta área”, finaliza Meiado.