24 OUT 2017
Secretaria de Saúde realiza teatro de saúde bucal na EMEF “Zilda Mascaro” e campanha contra câncer bucal na Praça da Matriz

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do programa Saúde nas Escolas, realizou hoje, 24, um teatro sobre saúde bucal, escovação e higienização correta e alimentação saudável.

O teatro foi apresentado pelas auxiliares de saúde bucal Irma Canalli Rego, Eliana Lima Alencar e a enfermeira Andressa Dayane Arthuzo Garcia Silva para os alunos do 1° ao 5° ano da EMEF “Zilda Mascaro”. A apresentação ocorreu nos períodos da manhã e da tarde. Ao todo as 240 crianças da EMEF puderam assistir ao teatro e aprender um pouco mais sobre saúde.

Os principais objetivos do teatro são ensinar e incentivar a melhoria da saúde bucal de forma lúdica, criando hábitos de higiene nas crianças. Além do ensino sobre uma alimentação saudável, aconteceu uma minipalestra dentro do próprio teatro sobre os alimentos, seus nutrientes e a porção correta que cada criança deve consumir diariamente. “O teatro é uma forma de prender as crianças para perceberem a importância de se alimentar bem, consumir todos os nutrientes e após todas as refeições escovar os dentes. Através deste tipo de trabalho as crianças conseguem aprender, entender e levar todos os ensinamentos para casa”, disseram as responsáveis pelo projeto.

Campanha de prevenção ao câncer bucal

Além do teatro de saúde bucal para as crianças, a Prefeitura Municipal de Pederneiras iniciou hoje, 24, na Praça da Matriz, a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce ao Câncer Bucal. A campanha continua até o dia 27, quinta-feira, na Praça da Matriz das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. No local haverá uma estrutura para avaliação do paciente feita por um dentista e materiais didáticos informativos sobre a doença. Toda a população pode participar e a avaliação é totalmente gratuita.

O objetivo da campanha é conscientizar o cidadão a procurar um dentista para verificar sinais sugestivos de câncer através de uma avaliação da cavidade bucal realizada por um profissional. Além da Campanha na Praça do Matriz, a Secretaria de Saúde preparou mais algumas atividades para serem realizadas durante a semana. Confira o cronograma abaixo:

Palestra “Prevenção do Câncer Bucal”

Data: 24 de outubro (terça-feira)

Local: Câmara Municipal

Palestra “Câncer Bucal: a importância do diagnóstico precoce”

Data: 25 de outubro (quarta-feira)

Local: Centro Comunitário do bairro Leonor Mendes de Barros

Palestra “Câncer Bucal: a importância do diagnóstico precoce”

Data: 26 de outubro (quinta-feira)

Local: Centro Comunitário do bairro Cidade Nova

PSF Lydia Rosin Alves (PSF Cidade Nova) e bairros adjacentes

Dia: 25 e 26 de Outubro (quarta e quinta-feira)