09/10/2017 às 10:36:00
› Alunos da Emef Profª Zilda Mascaro desenvolvem projeto "Mãos na Horta"

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está dando continuidade ao projeto ambiental “Mãos na Horta” em escolas municipais de Pederneiras. O projeto tem parceria com a Secretaria de Educação e conta com apoio técnico da aluna de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da FATEC de Jaú, Amanda Tassa.

O “Mãos na Horta” foi realizado com 20 alunos do 4º ano da Emef Profª Zilda Mascaro e teve como objetivo desenvolver nos alunos a sensibilidade ambiental para que eles tenham contato com a natureza através do plantio de hortaliças. Antes, o projeto já havia sido implantando na escola municipal do distrito de Vanglória com a intenção de expansão para Guaianás e Santelmo.

“Através da educação ambiental nas escolas é possível tratar das condições do planeta desde cedo com as crianças, despertando o sentimento de pertencimento do meio e conscientizando-os para a preservação da natureza e de seus recursos naturais, pois educando desde pequenos é o caminho para que mudanças ocorram, garantindo a preservação do meio ambiente”, diz Amanda Tassa.

As crianças também estudaram o nascimento dos alimentos e realizaram o plantio de mudas que foram doadas pela Secretaria de Meio Ambiente. “O projeto foi de grande valia para o ensinamento das crianças, elas aprendem a plantar, colher e principalmente como o respeito pelo meio ambiente é importante tanto para a alimentação quanto para a vida”, disse a bióloga da Prefeitura, Paula China.

Para auxiliar no entendimento dos alunos, a EMEF promoverá uma palestra no dia 17 de outubro com a nutricionista Lígia para falar sobre alimentação saudável. Neste dia, as crianças farão um lanche com as hortaliças plantadas, cuidadas e colhidas por elas.

Projeto “Mãos na Horta”

O projeto “Mãos na Horta: Sensibilizando e plantando” é uma ação da Prefeitura Municipal, que visa a ampliação e a expansão de conhecimento e da preservação ambiental. Ele foi elaborado primeiramente para o distrito de Vanglória com intenção de expansão para os outros dois distritos, mas devido ao grande sucesso do projeto, a Secretaria de Meio Ambiente adaptou o “Mãos na Horta” e o ampliou para escolas da cidade em parceria com voluntários e estudantes.

Vale destacar que a Secretaria de Meio Ambiente capacita os envolvidos inicialmente e ao longo do processo fornece apoio e visitas técnicas, fornecendo estrutura inicial para que o projeto seja alavancado.

© Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.
icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.