26 SET 2017
Pederneiras recebe pré-certificação do Município Verde Azul

"Além dos recursos que virão para a cidade, o programa é um termômetro para mantermos Pederneiras crescendo com sustentabilidade”, afirma o prefeito Vicente

Em nossa região, Pederneiras ficou em segundo lugar na classificação de municípios pré-certificados para o programa Município Verde Azul. Desde 2007, quando o programa foi criado com o intuito de medir e apoiar a eficiência na gestão ambiental das cidades, é a primeira vez que Pederneiras recebe uma pré-certificação e fica próximo de receber o certificado.

Dos 645 municípios paulistas, 606 estão pleiteando. Destes, apenas 106 atingiram a pontuação necessária e foram pré-certificados. Pederneiras fez 67,46 pontos e ficou na 26ª posição geral no ranking ambiental, ficando atrás apenas de Lençóis Paulista em nossa região (20ª). Depois vieram as cidades de Bauru (49ª), Macatuba (81ª) e Piratininga (89ª). O município de Fernandópolis lidera o ranking, com 89,47 pontos.

A classificação foi divulgada pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo na última semana, em evento realizado em Rio Claro. O resultado final com a lista dos municípios certificados será divulgado em dezembro de 2017.

Este ano, o Programa Município Verde Azul foi dividido em três etapas. A primeira foi em junho. De lá para a segunda etapa ocorrida agora, Pederneiras evoluiu muito em todos os quesitos ambientais, saindo de 30,17 pontos para 67,46, um crescimento de 123,63%, uma das maiores evoluções ambientais registradas no Estado de São Paulo, segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Estado.

“Isso tudo é fruto de muito trabalho e dedicação em prol do desenvolvimento sustentável de Pederneiras. Nossa proposta é implantar ações e projetos sérios a longo e médio prazo para Pederneiras evoluir com sustentabilidade e integração regional”, explica o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, Paulo Sérgio Lucas.

Na etapa final, a cidade precisa ter no mínimo 80 pontos para garantir o selo do Programa. “Estamos empenhados em atender as exigências do Programa e conseguir a certificação final do Município Verde Azul. Além dos recursos que virão para a cidade, o programa é um termômetro para mantermos Pederneiras crescendo com sustentabilidade, oferecendo qualidade de vida cada vez mais para todos”, argumenta o prefeito Vicente Minguili.

PMVA

O Programa Município Verde-Azul tem a iniciativa de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. Estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável. As ações propostas pelo programa compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

De acordo com o Governo do Estado, a participação no programa também é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop). Este ano, serão destinados R$ 15 milhões ao programa para investimentos ambientais nos municípios certificados pelo Estado.