22 SET 2017
Secretaria Municipal de Educação realiza a IX semana Paulo Freire em Pederneiras

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Pederneiras promove, durante esta semana, a “XII Semana Paulo Freire”, envolvendo estudantes e professoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMEF Eliazar Braga e da EMEF Monsenhor Celso. A Semana Paulo Freire surgiu em 2006, com a intenção de diversificar as atividades da EJA – Educação de Jovens e Adultos, como uma extensão cultural, especialmente no sentido de valorização do estudante adulto. Com isso, os estudantes da EJA têm a oportunidade de conhecer o grande educador brasileiro, Paulo Freire, reconhecido mundialmente, que dedicou sua vida pela alfabetização e conscientização de jovens e adultos.

No dia 18/09, segunda-feira, aconteceu a abertura da Semana, com a participação da Secretária Municipal de Educação, Ana Paula Romero e da equipe da Secretaria; de representantes das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, de Saúde, das diretoras das Escolas envolvidas, estudantes e professoras da EJA, familiares e demais convidados. O evento, que comemorou os 12 anos da Semana Paulo Freire, foi abrilhantado com a apresentação de alunos e professoras, com a participação dos artistas Maíra e Odilon, e foi um sucesso!

No dia 19/09, terça-feira, fazendo parte do Projeto “Um sonho de Cordel”, desenvolvido pelos estudantes e professoras da EJA, aconteceu no Centro Cultural “Izavam Ribeiro Macário”, no período da manhã e da noite, a apresentação “Palavra da Terra”, que é uma montagem teatral narrativa e musical da Cia Vó Virgilina de Arte que homenageia o educador Paulo Freire. Temas como a colonização do Brasil, a formação do latifúndio, a desigualdade social e o método de educação de jovens e adultos são contados através de uma narrativa poética que contém a literatura de cordel de Patativa do Assaré e Abdias Campos e músicas de João do Vale, Geraldo Vandré, Edu Lobo, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. A apresentação contou com roteiro, direção, cenário e figurino de Maíra de Souza; direção musical de Odilon de Carvalho; atores: Maíra de Souza e Marcelo Dias e os músicos: Odilon de Carvalho e Vinícius Godeguezi. Todos se emocionaram com a peça e depois puderam criar seu próprio livro de cordel.

No dia 20/09, quarta-feira, a Biblioteca Municipal “Paula Rached” serviu de palco para o “Chá Cultural” com a contação de causos e declamação de poesias. O convidado especial para o evento foi o empresário pederneirense, Antenor Aparecido Gonçalves Avante, que é compositor de poesias e letras de músicas sertanejas. Os estudantes também apresentaram a música “Asa Branca”, do compositor Luiz Gonzaga. Com deliciosos chás e bolos, o evento terminou com um descontraído bate-papo entre todos os participantes e o poeta.

O evento segue até o final da semana, com aulas temáticas especialmente preparadas, abordando a poetisa Cora Coralina: vida, obra e culinária. E o encerramento será hoje, 22, com uma confraternização entre estudantes e professores, que contará com a apresentação do violeiro, Hélio Augusto de Oliveira, professor do “Projeto Andar e Voar”.

A Semana Paulo Freire é um tradicional evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação e tem a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Segundo a Assessora Pedagógica da EJA, Ana Maria Maciel Rinaldi, responsável pelo evento, as atividades desenvolvidas durante esta Semana seguem a temática proposta pelo próprio educador Paulo Freire quando diz que: “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria” (FREIRE, 2004, p. 142)

Veja mais fotos no Flickr

22/09/2017