18 SET 2017
Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha de prevenção ao suicídio

O mês de setembro, conhecido como “Setembro Amarelo”, é marcado por campanhas de prevenção ao suicídio. E a Prefeitura de Pederneiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou ações para auxiliar nesta prevenção.

Além do atendimento psicológico em todas as unidades de saúde do município que acontece durante todo o ano, especialmente do mês de setembro até dezembro, a Secretaria de Saúde firmou uma parceria com o curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Jaú para trabalhar com grupos de adolescentes e mulheres nos três postos de saúde da família da cidade. A expectativa é criar uma grande rede de cuidados de saúde mental nos postos de saúde.

“Com essa parceria buscamos trabalhar com grupos de mulheres e adolescentes que tenham o desejo de discutir o assunto e seus problemas. Eles podem fazer as inscrições diretamente nos PSFs dos bairros Cidade Nova, Leonor Mendes de Barros e Antônio de Conti”, disse a Secretaria de Saúde, Adriana Campos Meiado.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Como identificar os sintomas?

Há alguns sinais que podem ser identificados pelos familiares e amigos como sendo de risco. São eles: o desinteresse pelas atividades que sempre foram prazerosas, sentimento de inutilidade e de culpa, cansaço extremo, irritabilidade, dificuldade de concentração e de tomar decisões e até mesmo falta de higiene com o próprio corpo são comportamentos de alerta. A pessoa tende também a achar que é um fardo para seus amigos e sua família, pode ter baixa qualidade de sono e, ainda, perder ou ganhar peso. É importante que a família e os amigos entendam os sintomas, apoiem os doentes e procurem ajuda médica imediatamente.

Importância do Setembro Amarelo

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil ocorrem 12 mil suicídios por ano. No mundo, são mais de 800 mil ocorrências, isto é, uma morte por suicídio a cada 40 segundos, conforme o primeiro relatório mundial sobre o tema, divulgado pela organização, em 2014.

“A depressão é uma doença silenciosa, muitas vezes os familiares não percebem que tem uma pessoa da família adoecida, acham que é uma fase. Contudo, a doença vai tomando conta da vida da pessoa e tira dela o desejo de viver, uma vez que a depressão distorce a realidade e a pessoa vê o suicídio como uma das saídas para voltar a se sentir feliz. O Setembro Amarelo é uma forma de falar sobre o assunto e auxiliar os amigos e familiares a perceberem os sintomas e ajudarem os doentes”, finalizou Adriana.

Serviços

A Secretaria já oferece atendimento psicológico em todas as unidades de saúde durante a semana e, agora, de setembro a dezembro serão realizados encontros nos PSFs da cidade sobre o tema suicídio. Os interessados em se escrever devem procurar os PSFs dos bairros Cidade Nova, Antônio de Conti ou Leonor Mendes.

Informações (14) 3283-2600.