14 SET 2017
Prefeitura realiza palestra sobre o uso consciente dos equipamentos de proteção individual

A Prefeitura Municipal de Pederneiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT, realizou palestras aos servidores das escolas sobre o uso consciente dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

Durante todo o mês de agosto, os técnicos de Segurança do Trabalho da Prefeitura de Pederneiras, Antônio Carlos Fonseca e Marcos Antônio Borges, percorreram todas as escolas do município para ouvir as dúvidas dos colaboradores municipais e esclarecê-las quanto ao uso correto dos EPI’s, sua proteção e a que se destinam.

“O uso dos EPI’s deve fazer parte da vida do trabalhador, uma vez que a Lei dá direitos e deveres a ambas as partes: empregados e empregadores, mas é preciso que haja conscientização quanto ao uso, uma vez que os EPI’s funcionam como uma barreira entre o colaborador e o perigo, e nós não queremos que os servidores se contaminem ou levem para casa algum tipo de contaminação. Se o servidor vem sadio trabalhar, nada mais justo ele voltar sadio, e como? Usando os EPI’s”, disseram os técnicos.

Por que usar os EPI's?

“Acidentes de trabalho sempre existirão, tanto em pequenas, medias ou grandes empresas, mas é possível evitá-los através de treinamentos, cumprimento legal das normas e leis de segurança, e um ambiente de trabalho em melhores condições. Um acidente só acontece se houver antes um ato inseguro, uma condição insegura ou os dois juntos”, disse Fonseca.

O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho. Além disso, o EPI também é usado para garantir que o profissional não será exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais durante e depois da fase ativa de trabalho.

Vale destacar que a Prefeitura cumpre todas as determinações do Ministério do Trabalho e Emprego, cuja legislação trabalhista protege por Normas e Leis todos os servidores quanto ao uso dos EPI’s, de forma a amenizar ou neutralizar o impacto nas atividades na saúde dos trabalhadores. A não utilização dos EPI’s pode ser considerada crime e sanções administrativas.