25 AGO 2017
Programa de Castração Municipal de Cães e Gatos é um sucesso

O Programa Mutirão de Castração teve o objetivo de realizar castrações em cães e gatos, cujas famílias não podem arcar com as despesas das cirurgias. O programa visou atender apenas animais de famílias carentes, de baixa renda, conforme lei municipal, animais abandonados e os que estão sob cuidados de cuidadores. As castrações foram oferecidas à população gratuitamente, desonerando os proprietários e responsáveis.

De 15 de julho a 15 de agosto foram realizadas 122 castrações, sendo 66 gatas, 23 gatos, 21 cachorras e 12 cachorros. Além das cirurgias, também foi realizado um grande trabalho de conscientização. “A população foi conscientizada o todo tempo sobre os benefícios da castração, tanto no período do mutirão, e também por meio de jornais, rádio e redes sociais”, diz o secretário de meio ambiente Paulo Sérgio Lucas.

Todo o trabalho de cirurgia de castração e educação ambiental foi realizado pelos funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sem custos para a população, na clínica veterinária recém-instalada no prédio da secretaria.

“A castração é importante. Quando você castra um animal, você salva outras vidas. Por isso, além de um ato de amor, castrar também é um ato de responsabilidade”, explica Lucas.

Estima-se que um casal de cães ou gatos, cruzando e procriando duas vezes, pode gerar em escala milhares de cachorros após 5 ou 6 anos. Estes animais se reproduzem rapidamente e, na maioria das vezes, são abandonados nas ruas sofrendo e levando perigo e riscos de doenças às pessoas. Por isso é tão importante a cultura da castração. Afinal, a cirurgia que deixa cães e gatos inférteis não impede apenas que ele procrie. Além de prevenir doenças comuns na velhice do animal, o procedimento muda o temperamento, o que pode tirá-lo de algumas situações de risco.

“A esterilização (castração) aumenta a expectativa de vida do animal em, pelo menos, cinco anos. Além disso previne doenças, reduz a agressividade, reduz agitação, Acaba com os cios e as gestações indesejadas e prolonga a vida”, destaca o secretário.

Há ainda outros benefícios inerentes à castração em cães em gatos. Reduz riscos de câncer em animais mais velhos; diminui o hábito de urinar pela casa, no caso dos machos que “marcam o território”; risco de fuga para a rua é menor; com uma alimentação controlada, o risco do animal ficar obeso é menor; e os passeios com os cães na rua ficam mais fáceis.

“Há muito preconceito com a castração. Mas essa prática só traz benefícios para o animal, para o dono e para a saúde pública. Além disso, não altera os instintos do animal, sua inteligência nem seu amor pelos donos”, finaliza.

Serviços

A castração de cães e gatos pode ser agendada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na Rua Professor Antônio Volponi, S-11, Vila Schiavon. Telefone (14) 3283-1299. Vale lembrar que a castração é oferecida prioritariamente para pessoas comprovadamente de baixa renda, conforme lei municipal.