09 AGO 2017
Primeira semana de atendimento exclusivo no Pronto Socorro da Santa Casa de Pederneiras tem saldo positivo

Para isso, além de todo o apoio que já demos ao hospital, também aumentamos o repasse financeiro mensal e continuaremos fazendo o que for possível para que todos tenham um atendimento digno e de qualidade”, afirmou o prefeito

Há uma semana, o Pronto Socorro do hospital Santa Casa é a porta exclusiva para atendimentos de urgência e emergência para toda a população de Pederneiras. A medida foi tomada após a implantação de um novo modelo de Saúde proposto pela Prefeitura Municipal, que também englobou a criação de um Centro de Especialidades, a implantação de mais uma unidade básica de saúde e a ampliação no horário de atendimentos nos bairros e nos três distritos do município.

Segundo o provedor do hospital, Ricardo Martini, após a transformação da UPA em Centro de Especialidades, as urgências e emergências aumentaram em cerca de 10% no Pronto Socorro da Santa Casa. “Mas nós nos preparamos. Por isso esse número não nos surpreendeu e estamos preparados para uma demanda ainda maior com atendimento de qualidade”, explicou o provedor.

Segundo a administradora da Santa Casa, Angela Kerche, “foram contratados mais três enfermeiros e um médico, além da reforma e da adequação de toda a estrutura física do local”. Hoje, os pacientes do Pronto Socorro são atendidos em uma ala moderna, ampla e com conforto. Para adequar a ala, a Prefeitura Municipal disponibilizou equipes de funcionários que trabalharam nas instalações elétricas, hidráulicas, pintura e outros reparos.

Também foi implantada no hospital a “classificação de risco”, que faz uma triagem dos casos mais ou menos urgentes, com prioridades de atendimento. A medida possibilita um atendimento mais ágil e eficaz.

“Nosso hospital sempre foi prioridade. Queremos que a Santa Casa atenda a nossa população cada dia melhor e volte a ser referência em toda a região”, afirmou o prefeito Vicente Minguili. E completou: “para isso, além de todo o apoio que já demos ao hospital, também aumentamos o repasse financeiro mensal e continuaremos fazendo o que for possível para que todos tenham um atendimento digno e de qualidade”.

Novo modelo de Saúde – A exclusividade de atendimentos de urgência e emergência no Pronto Socorro da Santa Casa faz parte do novo modelo de Saúde que vem sendo implantado pela Prefeitura Municipal desde o dia 1º de agosto deste ano.

Essa reestruturação também englobou a transformação do prédio da UPA em Centro de Especialidades e Diagnósticos; a implantação no município de mais uma unidade básica de saúde; a ampliação do horário de atendimento nos três PSFs da cidade, fechando às 08h da noite em vez de fechar às 5h da tarde; a ampliação de atendimento nas farmácias municipais dos três distritos (Vanglória, Guaianás e Santelmo).