04/08/2017 às 13:23:00
› Cidadão pode dar sugestões no orçamento da prefeitura para 2018 até neste domingo

Até neste domingo, 6 de agosto, todo cidadão pederneirense poderá participar da elaboração do orçamento do município previsto para o ano de 2018, onde será feito todo o planejamento das despesas da administração pública municipal em equilíbrio com a arrecadação das receitas previstas. O cidadão poderá dar sugestões sobre a elaboração do Orçamento de 2018 acessando o site www.pederneiras.sp.gov.br e preenchendo um pequeno cadastro.

“Estamos trabalhando com seriedade e transparência. O orçamento participativo é uma ferramenta importante que dá voz ao povo, permite ao cidadão dizer o que está faltando em determinado bairro ou aquilo que é prioridade em determinada região da cidade. Isso é trabalho sério”, explica o prefeito de Pederneiras, Vicente Minguili.

O Orçamento Participativo é um importante instrumento de complementação da democracia representativa, pois permite que o cidadão debata e defina os destinos de uma cidade. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do orçamento da prefeitura. Além disso, ele estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a corresponsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão da cidade.

Como participar

A participação no Orçamento Participativo está aberta a todos os cidadãos pederneirenses maiores de 16 anos, residentes, trabalhadores ou estudantes, assim como representantes das diversas organizações da sociedade civil local. Cada cidadão pode apresentar uma proposta. Para participar, o cidadão deve entrar no site www.pederneiras.sp.gov.br, acessar o menu Orçamento Participativo e clicar no submenu Participe, fazendo um rápido cadastro informando seus dados de identificação. A partir dai, o cidadão deve escolher um bairro e deixar a sua sugestão. A participação pública é pela internet até neste domingo, 6 de agosto de 2017, exclusivamente pela internet. Participar é um ato cidadania.

Após o período de participação popular, as principais demandas levantadas pela população serão analisadas e a Prefeitura direcionará os esforços para adequar o orçamento financeiro visando atender as necessidades levantadas pela participação popular.