18 JUL 2017
Projeto "Mãos na Horta" ensina educação ambiental através do plantio de hortas em escola municipal

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Pederneiras implantou na EMEIF Faustina Maria Regiane Nozella, no distrito de Vanglória, o Projeto “Mãos na Horta: Sensibilizando e Plantando”. O objetivo do projeto é criar hortas dentro das escolas, onde alunos e colaboradores da comunidade possam trabalhar o plantio e os cuidados das hortaliças, fortalecendo os vínculos e convívio comunitário, bem como a educação ambiental. O projeto será levado em breve para escolas dos distritos de Santelmo e Guaianás.

“Queremos com esse projeto promover mudanças de valores, hábitos e atitudes. Com o plantio da horta e por meio da educação ambiental, pretendemos resgatar a socialização e a integração dos alunos e colaboradores dos distritos”, explica o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Lucas. Ele explica que ao conhecer o meio ambiente em que vive, o cidadão fica mais propenso a ter um vínculo positivo com a natureza. “Quando conhecemos o meio ambiente em que vivemos, fica mais fácil o desenvolvimento de um vínculo positivo com a natureza, fazendo da escola, do bairro, da comunidade ou distrito um exemplo dessas mudanças”, conclui.

Mãos à obra

Para confeccionar a horta, os alunos e colaboradores do distrito de Vanglória receberam as orientações dos técnicos ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente sobre como trabalhar o terreno e preparar o solo para receber a horta, manejo e plantio correto das sementes e cuidados gerais até o resultado final.

“É uma parceria que envolve muitas pessoas da comunidade de Vanglória, alunos das escolas e a Secretaria de Educação. Nós da Secretaria do Meio Ambiente elaboramos o projeto, estamos orientando e ensinando as técnicas de plantio e manejo das hortas para que eles, alunos e comunidade, possam continuar plantando, produzindo e expandindo as hortas”, finaliza Lucas.

O projeto “Mãos à Horta: Sensibilizando e Plantando” faz parte do esforço que a Prefeitura de Pederneiras está fazendo para trabalhar cada vez mais o tema da educação ambiental no dia a dia dos munícipes, através dos alunos das escolas, de ações envolvendo a comunidade e divulgações ambientais diversas.