14/07/2017 às 10:44:00
› Prefeitura Municipal e SENAI oferecem cursos gratuitos na área da construção civil em Pederneiras

Os cursos oferecidos são de Pedreiro Armador de Ferros, Pedreiro assentador, Pedreiro revestidor e Carpinteiro de estruturas

Estão abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes gratuitos na área de Construção Civil, mais um resultado da parceria entre o SENAI e a Prefeitura de Pederneiras. No total, serão quatro cursos oferecidos gratuitamente visando profissionalizar e qualificar a mão de obra da construção civil local. Os cursos são de Pedreiro Armador de Ferros, Pedreiro assentador, Pedreiro revestidor e Carpinteiro de estruturas.

“Buscamos estas parcerias com o SENAI por que entendemos que temos que oferecer qualificação profissional para o pederneirense”, explica o prefeito de Pederneiras, Vicente Minguili.

Cada curso terá carga horária de 160 horas e 32 vagas disponíveis. O primeiro curso a ser realizado será o de Pedreiro Armador de Ferros. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de julho e as aulas começam no dia 19 de julho no Centro de Formação Profissional “Ayrton Franceschi”, SENAI de Pederneiras.

Mais cursos

Segundo Carlos Henrique Ottaiano, coordenador de relacionamento com a indústria do SENAI de Jaú, os quatro cursos que estão sendo oferecidos englobam a atividade prática da construção civil. “O armador de ferros, por exemplo, é o profissional que faz as ferragens que estruturam toda a construção. É um trabalho que deve ser executado por um profissional. Os cursos pretendem fazer o aluno ser capacitado para todas as etapas da construção civil e adquirir conhecimento próprio para que possa desenvolver uma atividade laboral. E tudo o que é visto na teoria, vai para a prática que é onde o aluno fixa aquele conhecimento”.

Após o curso Pedreiro Armador de Ferros, o SENAI vai oferecer os outros três cursos visando a formação integral do aluno em construção civil: Pedreiro assentador, Pedreiro revestidor e Carpinteiro de Estruturas de Telhado. Todos os cursos são gratuitos e já estão com inscrições abertas.

Serviços

O interessado no curso de Pedreiro Armador de Ferros deve ter idade acima de 18 anos, 6ª série completa, fazer parte de família beneficiária do Bolsa Família ou estar desempregado. As inscrições devem ser feitas até dia 18 de julho no SENAI de Pederneiras levando uma cópia do RG, CPF, comprovante de residência com CEP e o cartão original do Bolsa Família.

Os interessados nos cursos de Pedreiro Assentador, Pedreiro Revestidor e Carpinteiro de Estrutura de Telhado que possuírem os requisitos necessários, também podem procurar o SENAI e fazer a pré-inscrição.

O Centro de Formação Profissional “Ayrton Franceschi”, SENAI de Pederneiras, está localizado na Avenida Bernardino Flora Furlan, N-1920, bairro Bruno Cury.

Telefones: (14) 3284-4391 ou 3284-4814.

Cursos:

Pedreiro Armador de Ferros

O Curso de Qualificação Profissional Armador de Ferros tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à confecção de armações de aço para estruturas de concreto armado em edificações.

Pedreiro assentador

O Curso de Qualificação Profissional Pedreiro Assentador tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à execução dos processos construtivos relativos ao assentamento de elementos de alvenaria com e sem função estrutural.

Pedreiro revestidor

O Curso de Qualificação Profissional Pedreiro Revestidor tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à execução dos processos construtivos relativos a revestimentos argamassados e cerâmicos em paramentos horizontais e verticais.

Carpinteiro de estruturas de telhado

O Curso de Qualificação Profissional Carpinteiro de Estruturas de Telhado tem por objetivo a construção de estruturas de telhado em madeira e seu telhamento para edificações, de acordo com procedimentos e normas técnicas.

Turmas:

Manhã: 8h às 12h (segunda à sexta)

Tarde: 13h às 17h (segunda à sexta)

Vagas: 2 turmas por curso; cada turma com 16 vagas

Valor: GRATUITO