07 JUL 2017
Prefeitura implanta novo modelo de saúde em Pederneiras a partir de agosto

A reformulação abrange a ampliação em horários de atendimento, adequação de prédios públicos, criação de um centro de especialidades, entre outros

Mais fácil, mais ágil, mais eficiente para atender a população. Assim é o novo modelo de saúde proposto pela prefeitura de Pederneiras e que deverá ser implantado no município a partir de agosto deste ano. Entre as principais medidas, está a criação de um centro de especialidades, a ampliação no horário de atendimento dos PSFs e também das farmácias dos três distritos, urgências e emergências atendidas num único local, mais apropriado e equipado, além da implantação de mais uma unidade de saúde na cidade.

“O objetivo dessa reformulação é contemplar as atuais necessidades e tornar a aplicação dos recursos eficiente e eficaz, otimizando os serviços e o acesso dos usuários”, explica a secretária municipal de Saúde, Adriana Meiado.

PRONTO SOCORRO DA SANTA CASA – Após um estudo das possibilidades de um melhor aproveitamento dos recursos físicos e financeiros municipais, bem como das maiores necessidades dos serviços de urgência/emergência no município, constatou-se que a porta de entrada de urgência/emergência que apresenta melhores condições e suporte para atender traumas, acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio é o Pronto Socorro da Santa Casa, pois possui um serviço de apoio e retaguarda médica de 24 horas com cirurgião geral, anestesista, ortopedista, ginecologista e pediatra.

E para otimizar ainda mais esses serviços, em breve, serão iniciadas as obras de melhorias e adequações no prédio do Pronto Socorro e a prefeitura também aumentará o repasse financeiro mensal de R$ 589 mil para R$ 709 mil.

“Nosso objetivo sempre foi priorizar e valorizar o Pronto Socorro da nossa Santa Casa. E é isso que estamos fazendo. O resultado será um atendimento de mais qualidade para a nossa população”, afirma o prefeito Vicente Minguili.

UPA - Neste novo modelo de saúde, o prédio da UPA terá uma nova finalidade: será transformado no Centro de Especialidades, com atendimentos de neurologia, gastroenterologia, cardiologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, oftalmologia, vascular, dermatologia, endocrinologia, urologia e uma equipe multiprofissional composta por assistentes sociais, nutricionista, fonoaudiólogo e enfermeiros.

Também será criado, ao lado do Centro de Especialidades, o Centro de Diagnóstico e Imagem, espaço esse que agregará exames de Mamografia, Ultrassom, Ecocardiograma, Eletrocardiograma e Holter.

Além de oferecer um atendimento especializado à população, de forma mais ágil e eficaz, essa transformação da UPA em Centro de Especialidades justifica-se também diante da análise dos atendimentos realizados no local no período de agosto de 2016 a maio deste ano: nesses oito meses, apenas 39 ocorrências atendidas foram de emergência, correspondendo a 0,18% dos atendimentos na UPA, o que descaracteriza sua função e comprova a necessidade de utilização do local para outra finalidade.

POSTÃO (Centro de Saúde II Dr. Joaquim Cortegoso) Com essa reformulação, a cidade ganhará mais uma unidade básica de saúde. “Vocês já repararam que os moradores do centro e das proximidades não têm UBS? E que pra ter esse atendimento precisam se deslocar até o Michel Neme ou a Vila Paulista? Pois agora, esse problema vai acabar. Nessa nova estruturação, ganhamos mais uma unidade de saúde para a cidade, levando o atendimento mais próximo do cidadão. Lembrando que a farmácia do Postão vai continuar funcionando no local”, explica o prefeito Vicente.

PSFs Pederneiras possui três PSFs, que funcionam nos bairros Antonio de Conti, Cidade Nova e Leonor Mendes de Barros até as 5 horas da tarde. O problema é que o trabalhador que trabalha fora o dia inteiro, chega em casa mais ou menos nesse horário e aí o PSF já fechou. Para resolver isso, toda terça, quarta e quinta-feira, os três PSFs vão atender até as 8 horas da noite.

UNIDADES DE SAÚDE (Vanglória, Santelmo e Guaianás) O novo modelo de saúde implantado a partir de agosto também amplia o atendimento das farmácias municipais dos três distritos. Em vez de fechar às 4 horas da tarde, como sempre aconteceu, as farmácias fecharão às 6 horas da tarde, com duas horas a mais de atendimento.