05 JUL 2017
“Julho Amarelo” começa em Pederneiras com campanha para intensificar a vacinação contra Hepatites Virais e HPV

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Pederneiras iniciou o mês de julho intensificando os trabalhos de vacinação contra hepatites virais e HPV (Papiloma Vírus Humano) em todas as unidades de saúde. Intitulada de “Julho Amarelo – Cuidar Faz Bem”, a campanha segue uma orientação do Ministério da Saúde que visa ampliar a vacinação em crianças de 9 a 14 anos para protegê-los contra o câncer do colo do útero e hepatites.

O público-alvo da campanha contra o HPV são meninas de 9 a 14 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias) e meninos de 11 a 14 anos incompletos. Em Pederneiras, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, há 2.994 crianças que devem receber a vacina, sendo 1.456 meninas e 1.538 meninos nesta faixa etária. A meta é atingir 100% do público-alvo.

Prevenção

A vacina contra HPV previne o surgimento do câncer do útero nas meninas. A infecção acontece pela exposição da menina ao vírus HPV através da relação sexual. Inicialmente, o Ministério da Saúde havia liberado a vacinação para meninas a partir de 9 anos, uma vez que dados apontam que cada vez mais as meninas estão expostas à iniciação sexual precoce. Agora, o Governo Federal expandiu a vacinação para os meninos por entender que, muitas vezes, os meninos são portadores do vírus HPV e acabam transmitindo o vírus para as meninas durante a relação sexual precoce.

São necessárias duas doses para que a vacina tenha eficácia completa. Quem já tomou a primeira dose deve comparecer à unidade de saúde para tomar a segunda. Quem ainda não tomou, ao tomar a primeira dose será agendada a data da segunda dose da vacina.

Dia D

No dia 22 de julho, sábado, todas as Unidades de Saúde de Pederneiras, incluindo distritos, ficarão abertas das 8h às 16h realizando a vacinação contra HPV para ampliar o número de jovens cobertos pela vacinação. Além disso, nesta data, as unidades de Saúde dos bairros Cidade Nova e Antônio de Conti e o Centro da Mulher realizarão a coleta do papanicolau. O Centro da Mulher também realizará o teste rápido de HIV, Hepatite e Sífilis.

Serviços

Durante todo o mês de julho a Secretaria de Saúde está com a Campanha “Julho Amarelo – Cuidar faz bem”, intensificando a vacinação contra hepatites virais e HPV em todos os postos de saúde. No dia 22, sábado, as unidades ficarão abertas em todo o município das 8h às 16h. A vacina de HPV é gratuita e disponível apenas para meninas entre 9 e 14 anos incompletos e meninos de 11 a 14 anos incompletos. Quem já tomou uma dose deve tomar a segunda dose para que a vacina tenha efeito.

Informações (14) 3284-4313.