03 JUL 2017
Clínica veterinária, jardim sensorial, centro de aprendizado… conheça alguns dos serviços disponíveis na Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Desde a inauguração, em maio, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está em pleno funcionamento e expansão das suas atividades. Localizada na Vila Schiavon, onde antigamente era o prédio do Tiro de Guerra e, mais recentemente, a Vara do Trabalho, a Secretaria de Meio Ambiente está oferecendo serviços importantes da área ambiental e muita pouca gente sabe. E o mais importante, todos gratuitos e voltados para o desenvolvimento sustentável da cidade. Confira:

Jardim sensorial

Localizado dentro da Secretaria de Meio Ambiente, o Jardim Sensorial é um local com o cultivo de plantas e ervas que são utilizadas para despertar nas crianças os sentidos do tato e do olfato, principalmente para as crianças que tem alguma necessidade especial. “No jardim sensorial as crianças aprendem a conhecer as plantas, por exemplo, como o manjericão, através do cheiro e do toque nas folhas. Cada planta tem suas características e para as crianças isso é marcante. Aprender o cheiro e o toque desde cedo ajuda a desenvolver os outros sentidos”, explica o secretário de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Lucas. O Jardim Sensorial tem hoje cerca de 30 espécies diferentes de plantas e ervas, todas separadas e identificadas. A visitação popular e de escolas deve ser agendada na própria secretaria de meio ambiente.

Clínica Veterinária

Em uma sala anexa à Secretaria do Meio Ambiente está instalada a Clínica Veterinária onde são feitos consultas e atendimentos clínicos, medicações, cirurgias e castrações. O local já está pronto e deve ainda receber mais aparelhos nas próximas semanas. Os atendimentos veterinários gratuitos acontecem no local às segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 13h às 16h30. Nas quintas-feiras o atendimento veterinário acontece nos bairros no período da tarde.

Centro de Municipal de Educação Ambiental

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente criou o Centro Municipal de Educação Ambiental com o intuito de formar parcerias no sentido de capacitar cidadãos nas questões de interesses ambientais. Por meio de parcerias com o SENAR, Ascana e Casa da Agricultura, entre outros, são realizadas palestras, cursos, workshops e aulas sobre inúmeros temas envolvendo meio ambiente e desenvolvimento sustentável. “Nosso foco ao trabalhar com o meio ambiente é a conscientização ambiental. É mostrar para as pessoas que cuidar do meio ambiente é um dever de todos, não só do poder público. Cada um deve e pode fazer a sua parte”, afirma Lucas.

Estufa

A Estufa Municipal é um local que está em construção dentro da Secretaria de Meio ambiente e será utilizada para a produção de mudas de árvores, plantas de médio e pequeno portes e também de vegetais e verduras. A intenção é aumentar o fornecimento mudas de árvores com a implantação do Projeto “Plantando Vidas” e também fornecer mudas de vegetais e verduras para as hortas educativas das escolas municipais. Segundo o secretário de meio ambiente, a estufa deve entrar em funcionamento já nas próximas semanas.

Serviços

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está localizada na Rua Professor Antônio Volponi, S-11, Vila Schiavon. Telefone (14) 3283-1299.