27 JUN 2017
Corpo de Bombeiros realiza palestra de primeiros socorros para servidores municipais de Pederneiras

O Corpo de Bombeiros realizou na manhã desta terça-feira, 27, uma palestra sobre primeiros socorros para leigos no Paço Municipal. Dezenas de servidores receberam instruções sobre primeiros socorros. Amanhã, o Corpo de Bombeiros realizará outra palestra com o mesmo tema no Almoxarifado da Prefeitura. A palestra foi ministrada pelo Cabo PM Glycon Cavalsan Dário e Soldado Thiago Fonseca da Silva.

Segundo o comandante da Base do Corpo de Bombeiros de Pederneiras, Sargento Thiago Cannever, o objetivo destas palestras é orientar as pessoas leigas sobre os conhecimentos básicos de primeiros socorros. “Quando as pessoas se deparam com situações de acidentes ou tragédias é comum o cidadão sem preparo ficar em choque, não saber como ajudar. Essa palestra que o Corpo de Bombeiros faz é justamente para orientar as pessoas sobre como agir em situações de emergência”, diz.

Ele explica ainda que, na maioria dos acidentes de trânsito, em empresas ou domiciliares o primeiro socorro oferecido ao acidentado é muito importante. “Uma pessoa que sabe agir e dá os primeiros socorros a quem sofreu um acidente ajuda muito os Bombeiros e contribui para preservar e salvar a vida da vítima”, explica. Vale ressaltar que, em determinadas situações extremas, o ideal é preservar a vítima e aguardar a chegada de atendimento especializado, seja dos Bombeiros, SAMU ou outro tipo de equipe médica.

“Infelizmente o número de ocorrências em acidentes de trânsito e domiciliares, a maioria envolvendo crianças, está aumentando. É importante para a sociedade que as pessoas saibam como ajudar o próximo. Essa é a parte social, humana e educacional que nós, do Corpo de Bombeiros, estamos investindo cada vez mais”, finaliza o comandante.