23 JUN 2017
Inscrições para o curso gratuito de poda de árvores começam na próxima semana em Pederneiras

Começa na próxima segunda-feira, 26, as inscrições para o curso gratuito de “poda de árvores em logradouros públicos” oferecido pela Prefeitura de Pederneiras. As inscrições devem ser feitas diretamente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente até o dia 19 de julho. O curso será realizado no dia 24 de julho, das 8h às 16h.

O objetivo é direcionar o curso aos profissionais que realizam o serviço de poda ou às pessoas comuns que desejam aprender a executar podas e cortes de árvores em passeio público. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a intenção é oferecer o curso uma vez ao ano, sempre no mês de julho.

“A arborização é muito importante dentro da configuração do espaço urbano. Por isso, queremos credenciar as pessoas interessadas em executar podas e cortes de árvores em áreas públicas para ensinar as técnicas corretas e evitar acidentes comuns nesse tipo de atividade”, explica o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Pederneiras, Paulo Sérgio Lucas.

As aulas serão teórico-práticas e os participantes poderão observar na prática a execução de podas em locais públicos, de forma a não cometerem erros que incorram em acidentes ou infrações como podas drásticas. “Os serviços de poda de árvores são importantes para evitar quedas de galhos que causam problemas com fiação elétrica, cerca elétrica, entrada de veículos, circulação de pedestres, etc”, diz Lucas. Além disso, ressalta o secretário, as árvores podadas trazem benefícios ao meio ambiente. “Uma árvore podada, além de embelezar mais a cidade, contribui para diminuir a poluição, o calor e os ruídos do dia a dia na cidade, além de aumentar a permeabilidade do solo. Enfim, para ter todos esses benefícios, é necessário ter árvores bem cuidadas e tratadas”, finaliza o secretário.

O curso de "Podas de Árvores em Logradouros Públicos", oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Pederneiras, é previsto nos incisos I e IV, artigo 21, da Lei Municipal nº 2.669 de 2008. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ao final do curso, os participantes considerados aptos receberão um certificado e uma credencial habilitando-os a executar podas de árvores em logradouros públicos.

Serviços

Para efetuar a inscrição, os interessados deverão procurar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente entre os dias 26 de junho e 19 de julho, munidos de cópias simples do RG e CPF; duas fotos 3x4; e cópia de comprovação de residência no município de Pederneiras (água, luz ou telefone). A Secretaria de Meio Ambiente está localizada na Rua Professor Antônio Volponi, S-11, Vila Schiavon (antigo Tiro de Guerra). O curso será no dia 24 de julho das 8h às 16h.

Informações (14) 3283-1299.