14/06/2017 às 15:28:00
› Prefeitura de Pederneiras recupera mais de 100 km de estradas rurais no primeiro semestre deste ano

Por meio de um plano de trabalho bem estruturado, o Setor de Desenvolvimento Agropecuário da Prefeitura de Pederneiras está realizando um trabalho eficaz na recuperação de estradas e pontes na área rural. Até o momento, foram recuperados 110 quilômetros de estradas rurais e várias pontes que estavam parcial ou totalmente impedidas também estão sendo recuperadas.

“É um trabalho que demanda tempo, paciência e muito recurso. O município de Pederneiras tem uma área rural muito grande, com centenas de quilômetros de estradas que a prefeitura precisa dar manutenção. Nessa época de chuva, as estradas pioram rapidamente. Mas com trabalho sério e parcerias importantes estamos avançando também na área rural”, explica o prefeito de Pederneiras, Vicente Minguili.

No início do mês, o prefeito esteve acompanhando o início das obras da ponte do Baiano, no distrito de Guaianás. Esta ponte foi totalmente destruída pela forte chuva de janeiro de 2016. Desde então, os moradores dos Assentamentos Gleba I e Gleba II e do distrito de Guaianás perderam um importante acesso rural. “Estamos reconstruindo a ponte do zero, a partir da antiga cabeceira da ferrovia. É uma ponte feita totalmente de madeira com parceria privada”, explica o secretário adjunto de desenvolvimento agropecuário, Tadeu Berbel. O custo da obra, segundo Berbel, é de aproximadamente R$ 5 mil e terá ajuda de mão de obra da Agrícola Stabile, por meio de um convênio firmado entre Prefeitura e ASCANA no início do ano.

De acordo com o vice-prefeito Márcio Urrea, que também gerencia esta pasta, outras pontes rurais também estão passando por obras. Foram iniciadas as obras na passagem da ponte da Pedreira de Itatinguy e instalação de tubos que dão acesso à Agrícola Figueira. Na próxima semana começam as obras de reparo na ponte do BTC. “Além disso, temos outros pontos em processo de manutenção por todo o município. Também firmamos um convênio com o Estado para a substituição da ponte de madeira do Córrego dos Veados, em Santelmo, divisa entre Pederneiras e Arealva, por uma nova ponte de estrutura metálica”, explica Urrea.

Para o prefeito Vicente Minguili, as obras na área rural ampliam a segurança no tráfego de pessoas e facilitam o escoamento da produção agrícola. “A área rural é uma peça chave no desenvolvimento de Pederneiras. Manter as estradas rurais em dia, facilita o escoamento da nossa produção agrícola e gera divisas para o município. Também queremos garantir a segurança no tráfego dos moradores e dos alunos que moram na área rural”, conclui o chefe do executivo.