13/06/2017 às 09:32:00
› Secretaria da Saúde inicia campanha de controle de leishmaniose em Pederneiras

Desde o início do mês de junho, a equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma campanha para a intensificação do controle de leishmaniose canina e orientação aos munícipes para posse responsável dos animais de estimação.

O trabalho teve início nos bairros com maior população de cães e gatos: Maria Elena, Vicente Juliano Minguili, Jaime Bigeli, Parque da Colina e Cidade nova. Nestes bairros existem aproximadamente cinco mil imóveis a serem visitados e uma população estimada de quatro mil animais. Em todo o município, estima-se que há 30 mil cães e gatos.

Durante as visitas, a equipe da Vigilância Epidemiológica fornece materiais educativos sobre a necessidade de prevenção. “Os materiais são com orientações sobre posse responsável de animais e de como combater a leishmaniose, que é uma zoonose. Estamos trabalhando muito a prevenção, para evitar casos da doença”, explica o médico veterinário da Vigilância Epidemiológica, Dr. Fabrício Prado, que supervisiona os trabalhos.

Além das ações educativas, está sendo feito um levantamento epidemiológico, onde são coletadas amostras de sangue em animais com suspeita de leishmaniose. O sangue é encaminhado para laboratório para realização de exames sorológicos que confirmem ou não a doença. “A Vigilância Epidemiológica do município já realiza exames para diagnóstico de leishmaniose canina. Queremos, com essa campanha, mobilizar a população para a posse consciente e alertar sobre os cuidados com os animais”, finaliza Fabrício.

Durante as visitas domiciliares, os agentes da Vigilância estão devidamente identificados com o crachá da Prefeitura Municipal de Pederneiras. Informações no telefone (14) 3283-2890.