06 JUN 2017
Prefeitura de Pederneiras divulga novo cronograma de coleta de lixo domiciliar em todo o município

Após o início da coleta seletiva, em abril, a volume de lixo domiciliar caiu consideravelmente, levando a Prefeitura a reprogramar a logística de coleta de lixo

A partir da próxima semana, dia 12, o cronograma de coleta de lixo domiciliar no município de Pederneiras será readequado devido às novas demandas levantadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O novo cronograma foi definido com base em estudos após a Prefeitura constatar que o volume de lixo domiciliar, sobretudo o lixo orgânico, diminuiu consideravelmente após o início da coleta seletiva, em abril.

Desta forma, explica o secretário municipal adjunto de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Lucas, a prefeitura alterou o cronograma de coleta de lixo para melhorar a logística, atender todos os bairros e gerar economia ao erário. “Estamos dinamizando a coleta de lixo em Pederneiras. Depois que implantamos a coleta seletiva, percebemos que a coleta de lixo domiciliar diminuiu e, desta forma, readequamos para tornar a coleta de lixo mais rápida e adequada para cada bairro”, explica o secretário.

Vale destacar que nenhum bairro, distrito ou área rural ficará sem a coleta de lixo. “Dividimos o município em cinco setores. Para cada setor, a coleta de lixo doméstico passará em dias determinados da semana”, informa Lucas. E continua: “Por isso, pedimos a colaboração da população para colocar o lixo na rua apenas nos dias em que houver a coleta no bairro, para que o lixo não fique exposto causando incômodo e sujando as ruas”. É importante a população se atentar em colocar o lixo em embalagem adequada e local apropriado. Lixo jogado na rua muitas vezes é rasgado por animais ou acaba sendo levado por enxurrada em dias de chuva. Outro dado importante é que jogar lixo na rua ou terreno baldio é crime ambiental, previsto em lei.

“Descartar o lixo da maneira correta é dever do cidadão. É questão de cidadania. Pedimos a colaboração da população para facilitar o serviço dos nossos coletores de lixo e para que a prefeitura possa prestar um serviço adequado a todos, contribuindo para uma cidade cada vez mais limpa e sustentável”, conclui Lucas.

Confira a lista completa dos dias da coleta de lixo doméstico no seu bairro: