05 JUN 2017
Postos de saúde em Pederneiras oferecem vacina contra a gripe para toda a população

Secretaria Municipal de Saúde segue orientação do Ministério da Saúde e libera vacina contra a gripe para toda a população. Campanha segue até sexta-feira, 9.

Todas as unidades básicas de saúde de Pederneiras passam a oferecer a vacina contra a gripe para toda a população. A orientação veio do Ministério da Saúde, através de pronunciamento do ministro da Saúde Ricardo Barros. Ele garantiu que a vacina contra a gripe está liberada para toda a população, e não só para grupos prioritários, a partir de hoje, 5. A vacina será disponibilizada enquanto durar o estoque de cada município.

Segundo o ministro Ricardo Barros, das 60 milhões de doses adquiridas ainda restam 10 milhões em todo o país. O objetivo da liberação da imunização para toda a população é que não ocorra desperdício das doses já adquiridas. “O que nós desejamos é que a vacina não se perca por decurso do prazo. É importante que as vacinas sejam aproveitadas. Quem deseja pode buscar as unidades de saúde até que termine o estoque”, declarou.

Em Pederneiras, as unidades de saúde já estão oferecendo a vacinação contra a gripe para toda a população enquanto durar o estoque da vacina fornecida pelo Ministério da Saúde. A campanha de vacinação contra a gripe, programada para acabar em 26 de maio, foi prorrogada até o dia 9 de junho pelo Ministério da Saúde justamente para ampliar o número de pessoas vacinadas. Segundo o Ministério, não haverá mais prorrogação.

“O inverno está chegando e a população deve tomar a vacina o quanto antes para que ela tenha efeito”, disse Barros. A imunização protege contra os três sorotipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano: H1N1, H3N2 e Influenza B.