02 JUN 2017
Prefeitura apresenta para o Conselho Municipal um novo modelo de Saúde para Pederneiras

Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira, dia 02, a Prefeitura de Pederneiras apresentou ao Conselho Municipal de Saúde, um estudo para reformulação total da área da Saúde no município.

Em linhas gerais, esse novo modelo proposto abrange ampliação em horários de atendimento, contratação de profissionais, adequação de prédios públicos, entre outras ações. “Nosso objetivo sempre foi descentralizar a Saúde em Pederneiras, levar os atendimentos mais próximos do cidadão. Já iniciamos este trabalho e agora daremos um passo a mais nessa descentralização”, afirmou o prefeito Vicente Minguili.

Para este “passo a mais”, como afirmou o prefeito, a primeira medida após os estudos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde foi levar ao conhecimento dos membros do Conselho, já que este é responsável pelo estabelecimento, acompanhamento, controle e avaliação da política municipal de Saúde, de acordo com a Lei Orgânica do Município e a Constituição Federal.

A partir de agora, as sugestões serão analisadas e os projetos começarão a ser adequados e, posteriormente, implantados. A previsão é de que até o mês de agosto esse novo modelo de Saúde esteja em pleno funcionamento. Lembrando que o objetivo é a melhoria dos atendimento à população de Pederneiras.

Outras melhorias – Desde o início deste ano, a administração municipal vem implantando melhorias na rede pública de Saúde. Uma delas é a contratação de cinco novos médicos e um terapeuta ocupacional, que devem começar os atendimentos a partir da próxima semana.

Também foram realizadas: a descentralização da coleta dos exames, que passaram a ser realizados nas unidades de saúde dos bairros, atendendo um pedido da população; a regularização do estoque de medicamentos fornecidos à população; a implantação de dois mamógrafos para realização das mamografias, sendo um deles no Centro de Saúde da Mulher e o outro no hospital Santa Casa; a recuperação de toda a frota dos veículos da Saúde; a restauração e adequação do CEO - Centro de Especialidades Odontológicas, para um atendimento de qualidade aos usuários; a ampliação da equipe do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial; a criação do programa Médico em Casa, que atende a população do Centro, Vila Paulista, Maria Elena e Michel Neme; entre muitos outras benfeitorias.