02 JUN 2017
Secretaria de Saúde realiza curso de diagnóstico precoce de câncer infantil em Pederneiras

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o hospital Amaral Carvalho e a Casa Ronald McDonald de Jahu realizam na próxima semana, de 5 a 9 de junho, um curso de diagnóstico precoce de câncer infantil.

O curso será realizado de segunda a sexta-feira, no período da manhã, na Sala de Conferência da Secretaria de Educação para 50 profissionais da saúde e coordenadores escolares. O objetivo do programa é qualificar e chamar atenção dos funcionários públicos da saúde para aspectos importantes, como sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes e organização do sistema de referência para casos suspeitos.
O Programa Diagnóstico Precoce

O programa visa contribuir para a diminuição do tempo entre o aparecimento de sinais e sintomas do câncer e o diagnóstico em um serviço especializado, aumentando a expectativa de cura do câncer infantojuvenil. Idealizado em 2005 pelo Comitê de Projetos do Instituto Ronald McDonald em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), ele viabiliza a execução de projetos de capacitação de profissionais da Saúde da Família (incluindo médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, dentre outros), para que possam observar e encaminhar adequadamente para hospitais especializados, supostos casos de câncer em crianças e adolescentes.

Casa Ronald McDonald de Jahu

A Casa Ronald McDonald Jahu é uma parceria entre o Hospital Amaral Carvalho, hospital de referência ao tratamento de câncer, e o Instituto Ronald McDonald, organização sem fins lucrativos que apoia iniciativas em benefício de crianças e adolescentes com câncer em todo o Brasil. O local atende crianças e adolescentes que tratam de câncer e hemopatias (doenças do sangue) no Hospital Amaral Carvalho e não possuem condições financeiras para se hospedar na cidade, oferecendo uma estrutura que lhes permite que, acompanhados de um responsável, possam ter condições para uma recuperação digna.

Serviços

O curso de diagnóstico precoce de câncer infantil acontece na próxima semana, de segunda a sexta-feira, 5 a 9 de junho, na Sala de Conferência da Secretaria de Educação de Pederneiras, localizada na rua Santos Dumont, O- 40.

Informações (14) 3283-2600/3283-2890/3284-4673.