02 JUN 2017
Prefeitura de Pederneiras realiza atividades para comemorar o dia mundial do meio ambiente na próxima segunda

No próximo dia 5 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação, realiza várias ações voltadas à conscientização e educação ambiental. O evento será na Praça da Matriz, a partir das 9h, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

“O dia 5 de junho é uma data super importante para o meio ambiente mundial. Desde o ano de 1972, quando foi criada a data em Estocolmo, comemora-se nessa data o dia mundial do meio ambiente, onde a proposta é reforçar o apelo pela preservação, conscientização e atividades que prezem pelo desenvolvimento sustentável do planeta”, explica uma das biólogas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Paula China.

Ações Ambientais

Durante o evento, serão realizadas doações de animais, distribuição de mudas de árvores, vacinação antirrábica e atividades ambientais para as crianças em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Vale ressaltar que todas as 27 unidades municipais de ensino também desenvolverão atividades ligadas à preservação do planeta. Tudo para comemorar a data.

“A doação de animais, por exemplo, é uma ação super importante. Pois temos muitos cães e gatos que foram recolhidos vítimas de abandono ou maus tratos e precisam ser adotados, receber um novo lar. Se eles estivessem nas ruas, sem casa, além do sofrimento causado para estes animais, eles poderiam propagar doenças para outros animais e até para seres humanos”, ressalta a bióloga.

Sobre a vacinação antirrábica, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai oferecer 40 doses de vacinas, uma vez que elas precisam ser mantidas em câmara fria durante pouco tempo para não perder suas propriedades. Por isso, a vacinação será realizada no dia 5 apenas no período da tarde, das 13h às 15h. Basta os donos levarem seus animais até a Praça da Matriz. Os primeiros 40 animais que chegarem receberão a vacina.

“Quero reiterar o convite para que toda a população participe do nosso evento na Praça da Matriz na próxima segunda-feira. Toda a sociedade precisa se conscientizar e se mobilizar para preservar a natureza e garantir cada vez mais qualidade de vida para todos”, finaliza Paula China.

Ações ambientais em destaque

E não é só no dia do meio ambiente que a Prefeitura de Pederneiras age em prol da natureza. Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem sido destaque na imprensa regional e mídias sociais devido às suas ações exemplares em prol do meio ambiente. Já em março, colocou em funcionamento o novo aterro sanitário, obra que estava parada havia quatro anos, e que garante a destinação correta do lixo urbano de todo o município. Outra ação importante foi a implantação da coleta seletiva em todo o município desde o mês de abril. Além de incentivar a conscientização da população, a iniciativa gera empregos através da cooperativa de catadores criada e diminui a quantidade de lixo que vai para o aterro sanitário, aumenta a sobrevida dele e economiza recursos da prefeitura.

O atendimento veterinário nos bairros também tem recebido elogios. Desde fevereiro todos os bairros da cidade, incluindo distritos, estão recebendo atendimento veterinário gratuito. Uma vez por semana, a veterinária municipal e sua equipe vai a um bairro diferente e oferece consultas veterinárias gratuitas para todos, contribuindo com a saúde da população de cães e gatos da cidade.

“Cobro muito dos meus secretários que trabalhem a sustentabilidade em suas ações. Precisamos resgatar a prática do crescimento com equilíbrio, com respeito à natureza. Estamos colocando Pederneiras novamente no trilho do desenvolvimento sustentável”, afirma o prefeito Vicente Minguili.

Serviços

As ações ambientais para comemorar o dia mundial do meio ambiente serão na próxima segunda-feira, 5, na Praça da Matriz, centro, das 9h às 11h e das 13h às 15h. Lembrando que a vacinação antirrábica está disponível no local em quantidade limitada e somente das 13h às 15h.

Informações (14) 3283-1299.