15 MAI 2017
Biblioteca municipal comemora 10 anos do programa viagem literária

Pelo 10° ano consecutivo, a Biblioteca Municipal “Paula Rached” de Pederneiras é selecionada para o Programa Viagem Literária. Para comemorar, a Secretaria de Cultura e Turismo de Pederneiras e a Biblioteca Municipal realizam, junto ao Sistema de Bibliotecas Públicas (SiSeb) da Secretaria de Estado da Cultura, atividades para festejar os 10 anos do programa na biblioteca da cidade.

As comemorações acontecem em três módulos durante os meses de maio, junho e agosto. Em maio, na quarta-feira, 17, às 9h no período da manhã e as 14h no período da tarde começam as contações de histórias com Lili Flor e Paulo Pixu em Dois Viajantes e as Histórias da Mala Amarela. Em junho acontece o módulo 2, escritor infantojuvenil e, em agosto, o módulo 3, escritor adulto.

Dois Viajantes e as Histórias da Mala Amarela

Lili Flor & Paulo Pixu são dois viajantes e colecionadores de palavra.
Por cada lugar que passam guardam em sua mala amarela as palavras que encontram. As palavras são brinquedos e se transformam em parlendas, palíndromos, trava-línguas, poesias, adivinhas, canções e histórias!
A Mala Amarela traz pequenas e grandes histórias de muitas partes. São histórias que esses dois viajantes escutaram, leram ou ouviram falar. Por onde passam eles deixam histórias e levam mais algumas dentro da Mala Amarela. São histórias do menor livro do mundo, histórias enroladas ou contos cumulativos que dão ao espectador a oportunidade de brincar com as palavras e, sobretudo se apaixonar por elas.

Programa Viagem Literária

O Programa Viagem Literária é uma parceria entre as bibliotecas municipais e o governo do Estado de São Paulo. Para fazer parte do projeto o município deve ter uma biblioteca atuante, com cadastros atualizados pelo SisEB e colaborar com as solicitações da Secretaria de estado da Cultura. O objetivo do programa é estimular a leitura e a formação de novos leitores, além de incentivar o uso dos livros e equipamentos disponibilizados para o crescimento cultural dos cidadãos.

Serviços

Os interessados em participar da Contação de Histórias que acontece no dia 17 de maio, na Biblioteca Municipal “Paula Rached”, localizada na rua Santos Dumont, O-40, Centro, devem se inscrever na própria biblioteca ou pelo telefone (14) 3252-3100. A faixa etária do primeiro módulo é de 3 a 10 anos de idade.