12 MAI 2017
Prefeitura de Pederneiras realiza mobilização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realiza, dos dias 15 a 22 de maio, a semana de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. No dia 18, a Prefeitura realiza uma mobilização contra o abuso e a exploração sexual.

A campanha deste ano tem como título “Faça Bonito. Rompendo o silêncio se vence a impunidade” e tem o objetivo de mobilizar a sociedade para combater a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

“Esperamos que, com essa campanha, a população conheça mais sobre o assunto e perceba a importância de realizar a denúncia. A denúncia é anônima e fundamental para combater essa terrível realidade”, disse a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Cristina Belmonte.

Programação

No dia 15 de maio, segunda-feira, no auditório da FGP, a Prefeitura de Pederneiras através das secretarias de Eduação e Social promovem a palestra “Violência sexual contra crianças e adolescentes: desafios do cotidiano escolar” ministrada pelas doutoras Christiane Carrijo Eckhardt Mouammar e Nilma Renildes da Silva da UNESP de Bauru.

No dia 16 de maio, acontece a atividade: “Saraus e Oficinas Artísticas para crianças e adolescentes: refletindo sobre a violência no século XXI”. A atividade será realizada por alunos de psicologia da UNESP de Bauru sob a coordenação da doutora Christiane Carrijo Eckhardt Mouammar para quatro turmas do 5° ano do período integral da Rede Pública Municipal de Ensino.

No dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso Infantil, das 9h às 11h, acontece a mobilização na Praça da Matriz com a distribuição de brindes, canetas e folders sobre a campanha, além da apresentação de street dance dos alunos do Projeto “Andar e Voar” da Prefeitura.

Do dia 19 a 22 de maio, a divulgação da campanha será realiza na Feira das Nações com faixas informativas sobre o assunto.

Prevenção
É necessário um acompanhamento total na vida da criança e do adolescente por parte dos pais ou responsáveis a fim de observar o comportamento das crianças.

“É importante que os pais e/ou responsáveis fiquem atentos as mudanças de comportamento das crianças, mudanças de humores repentinas podem ser causadas pelos mais diversos tipos de abusos, seja ele sexual ou psicológico. Os responsáveis devem acompanhar a vida da criança e prestar atenção no comportamento delas perto da própria família e amigos dos familiares, uma vez que muitos casos começam dentro de casa”, disse Maria Cristina.

Ainda segundo, Maria Cristina, os pais devem prestar atenção nas novas formas de comunicação que estão disponíveis para as crianças, pois pela internet também tem acontecido casos de abusos psicológicos.

Denuncie
O combate a essa triste realidade exige que os casos sejam denunciados. A denúncia é totalmente anônima sem qualquer prejuízo ao denunciante e pode ser feita pelo disque denúncia 181; disque direitos humanos 100 ou pelos telefones municipais do conselho tutelar (14) 3284-6426 ou ainda no CREAS (14) 3283-3536. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, denuncie!