11 MAI 2017
Prefeitura publica decreto de situação de emergência em Pederneiras

O prefeito de Pederneiras, Vicente Minguili, assinou na manhã de ontem, quarta-feira, 10, o decreto nº 4.429, que caracteriza situação de emergência pública nas áreas do município afetadas pelas fortes chuvas da última sexta-feira, 5.

A chuva que caiu foi muito forte e segundo dados do Defesa Civil Municipal de Pederneiras, no final da tarde, em apenas 40 minutos, choveu 120mm. Para se ter uma ideia da força da chuva, a média esperada durante todo o mês de maio é de apenas 50mm. Ou seja, em menos de uma hora choveu mais que o dobro do que esperado para o mês inteiro.

Prejuízos

O córrego monjolo na região central da cidade transbordou, assim como o córrego da Aguinha. A região localizada próxima à Rodoviária e a estrada municipal PDN-444 em Guaianás são exemplos de outras regiões que também foram muito afetadas pela enxurrada causada pelo temporal.

Segundo levantamento oficial da Defesa Civil, várias obras públicas também foram danificadas. “Dezenas de quilômetros de estradas rurais ficaram impedidos de trânsito, algumas pontes colapsaram, o guarda-corpo de uma das pontes do Monjolo foi destruído e várias regiões da cidade perderam asfalto e calçamento”, explica o coordenador da Defesa Civil Municipal, Silvio Aparecido Bueno. Além disso, 42 casas foram danificadas pelas chuvas e 12 pessoas ficaram desalojadas.

O prejuízo, aponta o decreto, é de R$ 1.962.000,00 para os cofres públicos.

Situação de emergência

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, ao decretar a situação emergência, o município reconhece que não tem condições de arcar com os prejuízos e retornar à normalidade após o desastre sem ajuda externa. Com isso, uma vasta documentação será enviada para a Secretaria da Casa Militar do Estado buscando a homologação do decreto municipal. Caso o Estado homologue a situação de emergência de Pederneiras, a documentação segue para a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil em Brasília, para o reconhecimento da União. “Se o Estado e a União reconhecerem a situação de emergência de Pederneiras, o município poderá solicitar aportes para ajudar na recuperação dos danos causados pela chuva”, explica Silvio.

Mobilização

O prefeito de Pederneiras Vicente Minguili elaborou uma força tarefa para sanar os principais prejuízos causados pelas fortes chuvas. Desde a última sexta-feira, 5, dia do desastre, antes mesmo da chuva acabar, as máquinas estavam trabalhando para desobstruir o trânsito e iniciar a limpeza das ruas e locais públicos. Equipes da Defesa Civil comandaram uma força tarefa de inspeção e orientação dos trabalhos de interdição. Funcionários da prefeitura e voluntários ajudaram moradores que tiveram suas casas invadidas pela força das águas.

“A chuva nem tinha parado e um contingente de servidores municipais e voluntários já estavam nas ruas trabalhando para minimizar os danos, reparando os prejuízos e ajudando a população nesse momento de perda e tristeza. E o trabalho continua, estamos recuperando muitos trechos de asfalto, calçamento, pontes e estradas rurais que foram destruídos pela chuva em várias regiões da cidade”, finaliza o chefe do executivo.